22 MAI 2023
CONGRESSO JUVENIL FOI UM SUCESSO E AGORA IRÁ SELECIONAR 30 JOVENS PARA A FORMAÇÃO DE LÍDERES

O Congresso Juvenil ocorreu nos últimos dias 20 e 21 de maio, sendo um dos principais projetos capitaneados pelo Instituto LideraJovem, que contou com as parcerias da Prefeitura Municipal de São Manuel, Usina São Manoel e da Prata.Net. Dentro da programação, foram realizados trabalhos em equipe, gincanas, workshops e apresentações.

O evento foi totalmente gratuito e voltado à jovens com idade entre 13 e 18 anos residentes na cidade e teve como tema: “Cadê meu futuro? Transformação a partir das mudanças”, proporcionando uma oportunidade de refletir e visualizar oportunidades de mudanças para terem consciência de suas escolhas, afinal, serão essas atitudes que definirão os caminhos para seu futuro.

Para a superintendente do Instituto LideraJovem, Carla Branco, refletir sobre o futuro permite que o jovem tenha “ferramentas” para fazer boas escolhas. “O Congresso foi uma oportunidade para que eles pudessem expor sua visão de mundo e traçarem caminhos para a concretização dos seus sonhos, afinal, o futuro começa com atitudes do presente”, comentou.

O gerente administrativo da Usina São Manoel, Silvio Nicoletti, presente na abertura do evento, ressaltou que a iniciativa irá contribuir com o desenvolvimento local e também com a educação. “Trazer o Congresso Juvenil para o município de São Manuel foi uma iniciativa que está alinhada à nossa atuação social. O Congresso focou na ampliação das competências e potencialidades desses jovens, o que é crucial para que eles se percebam como parte da comunidade e possam contribuir com as transformações que queremos ver”, ressaltou.

Com oportunidades para os jovens de todo município, o prefeito municipal Ricardo Salaro também esteve presente na abertura e fechamento do evento e reforçou "que esse era um sonho antigo e que essa seria uma oportunidade única que nossos jovens teriam para fazer a melhor escolha, visando um futuro promissor, debatendo e expondo os seus anseios e suas necessidades. Formar novas lideranças é fundamental para melhorarmos o mundo em que vivemos. Essa iniciativa, com a participação da Usina São Manoel, do Instituto LideraJovem e da Prata.Net, seguramente, trará excelentes resultados e novas lideranças", disse o prefeito.

Foram cerca de 150 jovens participantes do Congresso Juvenil, que vieram das diversas escolas estaduais do nosso Município. O próximo passo será o da realização da inscrição para participar do curso de formação de líderes, que ocorrerá a seguir, através do link www.liderajovem.org.