12 MAI 2023
EMPREGO
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO JUVENIL FORAM PRORROGADAS ATÉ O DIA 14 DE MAIO
As inscrições para o Congresso Juvenil foram prorrogadas até o dia 14 de maio. O Congresso é um dos principais projetos capitaneados pelo Instituto LideraJovem, com o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de São Manuel, Usina São Manoel e Prata.Net.
O evento é totalmente gratuito e voltado à jovens com idade entre 13 e 18 anos residentes na cidade. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível no site do Instituto LideraJovem (www.liderajovem.org). Vale citar que menores de idade necessitam da devida autorização dos pais ou responsáveis, conforme orientações no cadastro online.
O Congresso ocorrerá ​entre os dias 20 e 21 de maio, em São Manuel com o tema “Cadê meu futuro? Transformação a partir das mudanças” e tem vagas limitadas destinadas aos adolescentes e jovens do município, sendo uma oportunidade de refletir e visualizar oportunidades de mudanças para terem consciência de suas escolhas, afinal, serão essas atitudes que definirão os caminhos para seu futuro.
Durante os dois dias de evento, eles participarão de reflexões, atividades interativas, dinâmicas, trabalhos em equipe e palestras. Alguns temas que serão debatidos pelos jovens e conduzidos pelos facilitadores são: drogas, educação, meio ambiente, violência, redes sociais, sexualidade, mercado de trabalho, saúde e cidadania.
Para a superintendente do Instituto LideraJovem, Carla Branco, refletir sobre o futuro permite que o jovem tenha “ferramentas” para fazer boas escolhas. “O Congresso é uma oportunidade para que eles possam expor sua visão de mundo e traçarem caminhos para a concretização dos seus sonhos, afinal, o futuro começa com atitudes do presente”, comentou. O Instituto LideraJovem fica localizado em Lençóis Paulista e, por meio de seus projetos envolvendo jovens e adolescentes, já impactou mais de 27 mil pessoas ao longo desses 20 anos. “Quando criamos o Instituto, já tínhamos projetos sendo realizados há alguns anos e a nossa ideia era realmente expandir as atividades para outras regiões e, assim, multiplicar seu impacto. Estamos muito felizes com essa parceria com o município”, complementou Branco.
O diretor da Usina São Manoel, Sérgio Roberto Nicoletti, ressalta que a iniciativa contribui com o desenvolvimento local e também com a educação. “Trazer o Congresso Juvenil para o município de São Manuel é uma iniciativa que está alinhada à nossa atuação social. O Congresso foca na ampliação das competências e potencialidades desses jovens, o que é crucial para que eles se percebam como parte da comunidade e possam contribuir com as transformações que queremos ver”, ressaltou.
Com oportunidades para os jovens de todo município, o prefeito municipal Ricardo Salaro reforçou que "essa é uma oportunidade única que nossos jovens terão para fazer a melhor escolha visando um futuro promissor, debatendo e expondo os seus anseios e suas necessidades. Formar novas lideranças é fundamental para melhorarmos o mundo em que vivemos. Essa iniciativa, com a participação da Usina São Manoel e o Instituto LideraJovem, seguramente trará excelentes resultados e novas lideranças".

Congresso Juvenil “Cadê meu futuro? Transformação a partir das mudanças”
Inscrições online: até 14 de maio pelo site www.liderajovem.org
Data do congresso: 20 e 21 de maio
Local: Clube Recreativo de São Manuel