13 ABR 2023
PREFEITURA ESTÁ REALIZANDO AS INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS NO QUADRO DE ENERGIA ELÉTRICA DA TORRE DE TELEVISÃO
A área da torre de televisão instalada na divisa dos bairros Vila São Geraldo com a Vila Rica, pertence à Prefeitura de São Manuel, que realiza a limpeza e as melhorias quando necessárias no local.
Todos os equipamentos que lá estão instalados, pertencem aos canais de televisão, que são responsáveis também por sua manutenção. Existe uma concessão aos canais de televisão, para uso da área em questão.
A Administração Municipal atendendo à solicitação das televisões regionais que propagam seus sinais pelo Município, realizou um novo cerceamento da área para segurança inclusive dos próprios moradores, que antes transitavam entre as parabólicas e os cabos na base da torre. As crianças se penduravam nas ferragens e corriam o risco de cair e se machucar.
A Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem realizado a roçada periodicamente da área, deixando o local sempre limpo, mas o local foi alvo recente de vandalismo, com furto de parte do alambrado, que já foi recolocado.
Na última quarta-feira (12) a equipe de elétrica da Administração Municipal realizou a troca de todo o cabeamento de energia, desde o padrão de entrada até o quadro de distribuição. Foi uma medida provisória tomada para reestabelecer o serviço o mais rápido possível, já que foi detectado uma sobrecarga na energia elétrica, que deixou o local sem energia e consequentemente, a população sem poder assistir aos canais de televisão abertos, na última terça-feira (11).
Acreditamos que, com a modernização dos equipamentos por parte das emissoras de TV, o padrão instalado, que é antigo, não está suportando a carga de energia elétrica necessária.
Por essa razão, todo o padrão de entrada está sendo substituído, inclusive sua categoria, para que a carga de energia seja suportada sem mais intercorrências. O novo poste já foi instalado e os demais materiais estão em processo de aquisição. Até a substituição deste padrão, poderão ocorrer novas quedas de sinal.
Há estudos em andamento para vistoria técnica e manutenção em toda a estrutura de ferragens e cabos de aço e também tratativas com as emissoras de TV, para remoção dos equipamentos analógicos que ainda não foram retirados.
A Prefeitura Municipal pede a compreensão dos munícipes em relação a esta situação, que será solucionada o mais rápido possível.
Lembrando que a transmissão de sinal é de responsabilidade de cada emissora e a Prefeitura não interfere nos equipamentos instalados no abrigo.