Seguindo as diretrizes do Plano de Governo do prefeito Ricardo Salaro, a Diretoria Municipal de Educação participou de uma seleção para aplicação da Plataforma de ensino disponibilizada pela Khan Academy Inc., organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos.
Em 2019 foram escolhidos, após análise das condições das escolas das redes municipais, 51 municípios de todo Brasil, entre eles o de São Manuel.
Em nossa cidade todas as escolas participarão do projeto e passaram por uma avaliação para verificação das condições técnicas, tais como número de computadores disponíveis, velocidade da internet e outros pontos necessários para sua aplicação, uma vez que todo o processo será feito “on-line”.
Assim, é com muito orgulho que apresentamos aos nossos alunos da rede municipal de ensino, mais uma ferramenta tecnológica que certamente irá auxiliar na aprendizagem e servirá também para melhorar nossos índices de avaliação juntos aos órgãos de avaliação do ensino.
SOBRE O PROJETO
Este projeto oferece formação e acompanhamento do uso da Khan Academy em salas de aula de escolas públicas de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer as redes de ensino, apoiar os educadores em seu desenvolvimento profissional e contribuir para melhores oportunidades de aprendizagem para seus alunos e tem como principais metas:
● apoiar no alcance dos objetivos e competências em matemática e ciências definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ensino Fundamental;
● oferecer práticas personalizadas;
● acompanhar o progresso dos alunos;
● motivar o aprendizado dos estudantes através de atividades online e interativas com vídeos, artigos e exercícios; e
● ajudar a minimizar a defasagem nos estudos.
SOBRE A KHAN ACADEMY
A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita para qualquer pessoa e em qualquer lugar. A plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos desde a educação básica até o ensino superior, auxiliando os professores no reforço do que os alunos aprendem em sala de aula.
Criada pelo americano Sal Khan em 2005, começou a operar no Brasil em 2013 por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, e hoje soma mais de 63 milhões de usuários no mundo, sendo 2,8 milhões apenas em território nacional. No Brasil, a Khan Academy tem trabalhado com algumas Secretarias de Educação selecionadas e com empresas para oferecer formação de professores, visando a expansão da plataforma em escolas de educação básica de todo o país. A partir de 2019, a Khan disponibilizará conteúdos de ciências e matemática alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de ensino fundamental.
Desde 2014, a plataforma da Khan Academy vem sendo oferecida às escolas públicas brasileiras, em muito por conta do apoio da Fundação Lemann.
No segundo semestre de 2018, a Khan Academy foi adotada por 194 escolas de aproximadamente 26 secretarias de educação ou redes de ensino de todas as regiões do Brasil, por meio de atividades de formação e apoio às equipes envolvidas, tanto na secretaria quanto nas escolas, bem como aos professores participantes.
Em 2019, foram selecionadas novas secretarias e escolas para participarem das atividades de formação e acompanhamento na adoção da Khan Academy, a serem oferecidos em formato online.
INÍCIO DO PROJETO
No dia 23 de setembro, a supervisora de Ensino Adriana Cristina Lázaro e a monitora Érika Souza de Oliveira estiveram em São Paulo participando da formação presencial de multiplicadores para uso da Plataforma de aprendizagem Khan Academy que trabalha conteúdos de Matemática e Ciências.
Por meio de uma parceria com a empresa Sincroniza Educação, o município de São Manuel foi selecionado para receber gratuitamente o apoio, orientação e suporte para uso da plataforma Khan Academy tendo como foco os estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.
Vale lembrar que apenas 51 cidades de todo país foram selecionadas para participar do projeto.
A utilização dessa plataforma, já atualizada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se coloca como mais um recurso favorável aos nossos estudantes utilizando a tecnologia e conceitos da gamificação (uso de mecânicas e características de jogos para facilitar o ensino de algum tema) com vídeo aulas, exercícios, testes, por meio de uma aprendizagem personalizada que considera o ritmo e o tempo de aprendizagem de cada um.