21 MAR 2023
CIDADE SUPORTA BEM A CHUVA DE MAIS DE 80 MILÍMETROS DO ÚLTIMO DIA 20.
CIDADE SUPORTA BEM A CHUVA DE MAIS DE 80 MILÍMETROS DO ÚLTIMO DIA 20.
Danos causados foram pequenos.

O prefeito Ricardo Salaro reuniu na manhã desta terça-feira (21) em seu gabinete, os diretores municipais Silvio Tonon (Gestão e Serviços), Junior Cella (Agricultura e Meio Ambiente), Adilson Vasconcelos (Obras), Tony Forti (Comunicação), Michael Alves (Coordenador da Defesa Civil) e Luiz Bueno (Setor de Trânsito), para uma avaliação das últimas chuvas, principalmente, à ocorrida na última segunda-feira (dia 20), durante o período da tarde e noite, que em alguns pontos da cidade, chegou a mais de 80 milímetros.
O balanço final realizado pelas diretorias envolvidas na zeladoria, manutenção e preservação das vias públicas apontou que pequenos danos materiais e acumulo de terras em alguns pontos da cidade, principalmente, em algumas obras que estão em andamento, com nas proximidades da praça da igreja Matriz e creche Dona Leonor Mendes de Barros, foram detectados.
Um outro local ainda que trouxe algum transtorno maior de locomoção, foi a Rua 3 de Maio no bairro Caneppele, cujas obras de revitalização, com construção de galerias pluviais, calçadas e recapeamento aslfáltico, estão em andamento.
A Avenida Comendador Luís Fittipaldi na altura do pontilhão da linha férrea, também foi outro local que ficou com muito barro na pista, que foi removido pela equipe de limpeza. Neste ponto crítico, onde existe o cruzamento com a Rua José Lourenço Blanco, o prefeito determinou aos Diretores de Obras e Agricultura e Meio Ambiente, que apresentem um projeto para eliminar o problema.
INVESTIMENTOS
Normalmente a construção de galerias pluviais passa desapercebido pela população, que somente toma conhecimento da sua importância, quando acontecem problemas sérios que causam erosões, danificam a malha asfáltica e muitas vezes, invadem suas residências.
A Administração Municipal investiu muito nos últimos anos em obras de infraestrutura, com a construção de galerias pluviais e recapeamento asfáltico em vários pontos da cidade. Isso somado a correta limpeza das margens dos rios que cortam o Município, a limpeza dos bueiros, análise constante das estruturas das pontes e serviços de zeladoria, deixaram a cidade mais preparada para enfrentar as chuvas de grande volume.
“Lógico que não podemos em determinados momentos conter a força da natureza, mas avançamos muito nos últimos anos, com o trabalho envolvendo as Diretorias de Obras, Gestão e Serviços e Agricultura e Meio Ambiente, no sentido de minimizarmos os impactos causados pelas águas das chuvas com grande volume”, disse o prefeito Salaro.
Das importantes obras de infraestrutura realizadas pela Administração Municipal nos últimos anos, destacamos:
1) Construção de 754 metros lineares de galerias na Rua Francisco Cimó, com recapeamento de toda a via;
2) Construção de 75 metros de galerias com escada hidráulica no cruzamento das Ruas Reinaldo Castilho e Virgílio Brollo no jardim Brasil;
3) Construção de 100 metros de galerias na Rua Laura Papa no Bairro Conquista;
4) Construção de galeria na Vila Industrial entre as Ruas Amando Simões e Prima Delgado;
5) Construção de nova Ponte no Córrego Água da Rosa na Rua Padre Antonio Ronsini, no distrito de Aparecida de São Manuel;
6) Construção de galerias, com escada hidráulica e recuperação de área ambiental no jardim Brasília, no cruzamento das Ruas Carlos da Silva com a Andrezinha M. Mazzon, com posterior recapeamento de diversas ruas do bairro;
7) Construção de galeria no jardim santo Antonio, paralela à Rua Gino Anacleto Menochi;
8) Construção de galeria no Residencial São João;
9) Construção de galeria na Avenida da Saudade;
10) Construção de 640 metros lineares de galerias pluviais, guias, sarjetas, calçadas e asfaltamento nas Ruas Rui Mendes e João Bezerra Sajeiras, no Jardim Outro Verde.
OBRAS AINDA QUE SERÃO REALIZADAS
Estão programadas para serem iniciadas ainda neste ano de 2023 mais obras importantes de infraestrutura no Município:
1) Construção da ponte do Sobrado sobre o Rio Araquá;
2) Construção de galerias pluviais, calçadas e recapeamento na Rua 3 de Maio no bairro Caneppele (em andamento);
3) Construção de galerias pluviais e recapeamento da Avenida Aldo Marini;
4) Construção de galerias pluviais, duas rotatórias e recapeamento da vicinal Tarcilio Baroni;
5) Construção de galerias pluviais e asfaltamento da Rua José Lourenço Blanco, desde o cruzamento com a Rua Onofre Leite de Andrade até a Avenida Comendador Luís Fittipaldi;
6) Recapeamento de vários ruas e avenidas da cidade, em diversos bairros, melhorando e canalizando corretamente o fluxo das águas pluviais.