20 MAR 2023
8 CASOS DE DENGUE SÃO CONFIRMADOS NO MUNICÍPIO E 30 DERAM NEGATIVOS
A Diretoria Municipal de Saúde, através da equipe de Controle de Zoonoses   atualiza semanalmente os casos da Dengue no Município.  Seguindo as medidas orientadas pelo protocolo da vigilância estadual, a equipe da vigilância epidemiológica municipal vem realizando visitas aos imóveis, nebulizações (quando necessária no bloqueio em casos positivos), atividades educativas nas escolas, residências e outros locais, controle de criadouros, avaliações de densidade larvária e notificações.
O Município até esse dia 20, registrou 38 notificações possíveis de casos de Dengue, sendo 6 casos positivos autóctone e 2 casos positivos importados, com negativos.
O centro da cidade com 3 casos positivos e o CDHU II, Cohab III e Conquista com 1 caso positivo, todos autoctone e ainda o Centro e bairro Dinkel com 1 caso positivo importado cada, são os bairros onde a presença do mosquito foi detectada.

FISCALIZAÇÃO
A Prefeitura de São Manuel vem realizando fiscalizações em terrenos e imóveis da cidade, com terrenos sujos e com problemas envolvendo água parada.
O Setor de Controle de Endemias fiscalizou 134 imóveis até o momento, nos bairros Cohab I e Dinkel, e realizou bloqueios para o combate à dengue nos bairros CDHU I e Centro.
A Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente fiscalizou os terrenos nos bairros da Santa Helena, Conquista, Açaí, Bela Vista e Vista Alegre, aplicando 3 multas.
Já a Diretoria de Obras esteve presente nos bairros Vila Rica, São Geraldo e Eldorado, aplicando 7 multas em terrenos que não foram devidamente limpos por seus proprietários.
A fiscalização irá continuar por toda a cidade.

Palestra no Posto “Dr Raphael Lhamas Franco”
Neste dia 20, os pacientes que aguardavam por atendimento Posto de Saúde “Dr Raphael Lhamas Franco”, no CDHU I, receberam orientações para controle e prevenção da Dengue
As Agentes comunitários de saúde da Unidade realizaram orientações na sala de espera, acerca dos cuidados para controle e prevenção da Dengue, devido ao aumento de números de casos da doença, considerando período de chuvas abundantes da região, o que pode ocasionar o acúmulo de água parada resultando na formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.