16 MAR 2023
UBS DA COHAB I REALIZA CAMPANHA CONTRA TUBERCULOSE
Nesta quinta-feira, 16,  a Enfermeira Renata, da Unidade Básica de Saúde da Cohab I, realizou uma Campanha de Combate à Tuberculose, com sala de espera informando sobre a doença.
O objetivo da Campanha é a descoberta precoce de casos de tuberculose. A enfermeira orientou os pacientes sobre a doença, informando sobre a transmissão, sintomas e tratamento. Foram coletados 20 amostras de pacientes para campanha.
Durante a palestra orientou-se que toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar o Posto de Saúde, para ser avaliado e fazer o exame do escarro (baciloscopia).
Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.
A melhor maneira de se prevenir da doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo.