Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
13 MAR 2023
Iniciada a revitalização da praça da igreja Matriz
A tradicional Praça da Matriz que está estrategicamente localizado na região central da cidade, proporcionando visitas de toda a população e turistas, será revitalizada e reformada pela Administração Municipal e as obras foram iniciadas nesta segunda-feira, dia 13, com a retirada do piso do antigo passeio público para pedestres.
As obras estarão sob a responsabilidade da Construtora América Projetos e Empreendimentos Ltda e irão custar R$-517.336,10, sendo R$ 500 mil destinados pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais com contrapartida de R5 17.336,10 do Município.
 A revitalização da Praça da Matriz irá ainda propiciar várias melhorias, e uma melhoria da acessibilidade em um dos mais charmosos atrativos do município de São Manuel. O local atrai visitantes das cidades vizinhas e contribui significativamente para o desenvolvimento regional, além de trazer segurança e valorização histórica, contribuindo para que a comunidade reconheça as oportunidades com o bem público e despertando o interesse em preservá-lo.
 SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS
Na revitalização da Praça da Matriz, estão inseridos: serviços de paisagismo, instalações elétricas com luminárias de LED, instalação de bancos e substituição das guias e calçamentos, com adequações de acessibilidade, que foram iniciados nesta segunda-feira, dia 13. As pessoas que se utilizam das calçadas do local, devem evitá-las, já que ficarão interditadas durante o período de substituição do piso e demais obras a serem realizadas na revitalização da praça.
Bancos
Estão programados a remoção de bancos com reaproveitamento; instalação de bancos em madeira tipo francês, com as bases dos bancos chumbadas em base de concreto; bancos de madeira com encosto, dos tipos cavalinho ou tamanduá, constituídos em réguas de madeira de lei Cumaru, Jatobá ou Tauari (madeira de lei reflorestada).
Iluminação
Em todo o seu entorno será feita a remoção de postes e aparelhos de iluminação existentes na praça.
Para a iluminação da fachada da igreja (decorativa) serão utilizados 6 postes telecônicos retos em aço galvanizado a fogo, com altura de 8,00 m, 2 cruzetas cada, direcionando 3 projetores em cada cruzeta, totalizando 6 refletores RGB por poste. O posicionamento dos postes serão: 2 em cada uma das laterais e 2 na parte frontal da igreja. Os postes existentes de 9m serão removidos e substituídos por postes telecônicos retos em aço  galvanizado a fogo, altura de 6,00 m, contendo 4 luminárias LED em cada, fixos em suporte tipo pétala, totalizando 24 luminárias LED de 60W. Os postes de 2 m existentes serão removidos e substituídos por 20 postes telecônicos retos em aço galvanizado a fogo, altura de 4,00 m, com 1 luminária LED de 60 W, totalizando 20 luminárias LED 60W. Toda a fiação existente será removida, sendo passada nova fiação subterrânea de cabo de cobre
Acessibilidade

A área de revitalização deverá atender a legislação vigente (Lei Federal 10.098 e NBR 9050) referente à acessibilidade, possibilitando o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Não deverá apresentar degraus ou obstáculos que dificultem a circulação. Todo o meio-fio será refeito e sua altura reduzida de modo a permitir a inserção de rampas de acesso nos cantos da praça, conforme projeto.
Altar da Pátria
Na área referente ao Altar da Pátria, será executada uma escada em concreto armado, contendo 4 degraus com espelhos de 15cm e piso de 34cm de maneira a facilitar o acesso do estacionamento para o altar. Serão instalados também, nas laterais, corrimão em aço galvanizado.
Estacionamento
Para a construção da rampa de acessibilidade de acesso a praça, próxima ao estacionamento, será necessária a demolição e reforma de parte do canteiro. A reforma será feita em alvenaria de blocos de vedação de 19cm e revestido com chapisco e reboco. Todo o canteiro será pintado com tinta acrílica em massa em cor a ser escolhida pela Administração Municipal.
Acessibilidade à igreja
 Na porta de entrada da Igreja existe uma rampa que será demolida e executada conforme as normas de acessibilidade. Será executada em concreto armado com lastro de brita de 5cm. Também em seu perímetro será instalado podotátil na intersecção com a rua conforme projeto.
Paisagismo
Nos locais indicados do projeto serão plantadas placas de grama do tipo São Carlos promovendo a completa forração da superfície, irrigação e cobertura com terra vegetal.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024