Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
10 MAR 2023
ADMINISTRAÇÃO
PREFEITO SALARO É O NOVO PRESIDENTE DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA TIETÊ JACARÉ
Foi realizada nesta manhã desta sexta-feira (10), na Fatec de Jau, uma reunião plenária da Câmara Técnica do Comitê Bacia Hidrográfica do Tietê Jacaré (CBH/TJ), onde foi encerrado o biênio da Diretoria que estava na direção, que tinha como vice-presidente o prefeito Ricardo Salaro.
Em votação na plenária para a escolha do corpo diretivo para o biênio 2023/2024, o prefeito Ricardo Salaro foi eleito para a presidência do Comitê da Bacia, tendo como vice a professora e doutora pela UFSCAR, Kátia Ventura e a Engenheira Érica Rodrigues Tognetti, DAEE, Secretária-executiva.
A plenária para a votação dos membros do novo Comitê foi conduzida pelo ex-Presidente , Jozrael Henriques Rezende, com participação de representantes de vários municípios, além de ONGs e técnicos da UFSCar.
Além do prefeito Ricardo Salaro, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Junior Cella, também esteve presente na plenária realizada.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré foi criado em novembro de 1995 e instalado oficialmente em setembro de 1996. A plenária é composta por 12 representantes da sociedade civil organizada, 12 representantes do Estado e 12 representantes dos municípios. A diretoria é composta por um Presidente, um Vice, uma Secretaria Executiva e uma Secretaria Executiva Adjunta, que atendem as demandas da Bacia Hidrográfica nos 34 municípios de abrangência, que são: Agudos, Araraquara, Arealva, Areiópolis, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boracéia, Brotas, Dois Córregos, Dourado, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibaté, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Itirapina, Jaú, Lençóis Paulistas, Macatuba, Mineiros do Tietê, Nova Europa, Pederneiras, Ribeirão Bonito, São Carlos, São Manuel, Tabatinga, Torrinha, Trabiju.
A participação dos membros das Câmaras Técnicas é de grande importância para acompanhamento das políticas e projetos aplicados no Estado, visando à conservação dos recursos hídricos dos Municípios que compõe a bacia, dentre outros.

Bacia Tietê Jacaré
A Bacia Hidrográfica do Tietê/Jacaré ou SP 16 é uma bacia hidrográfica com 15.808 km² de área total e com 1.423.000 habitantes da população total dos municípios integrantes.[1] É formada pelos rios Jacaré Pepira desde sua nascente até a sua foz, e também pelo Jacaré Guaçu anteriormente a sua nascente até a sua foz; juntamente com seus tributários com as porções de áreas drenadas.
Dessa área total da bacia, a área de drenagem do Tietê/Jacaré é de 11.803,87 km2, mantendo 100% da drenagem dentro do próprio Estado, o que o torna um rio estadual
Essa UGRHI é constituída de 6 sub-bacias, que se referem, basicamente, aos seus três rios principais, sendo eles: Rio Tietê, Rio Claro, Rio Lençóis, Rio Bauru, Jacaré-Guaçu, Jacaré-Pepira e Rio Jaú, e outros tributários desses rios que são as micro-bacias, tais como o Ribeirão Monjolinho que é tributário do Jacaré-Guaçu.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024