08 MAR 2023
DIA INTERNANCIONAL DA MULHER FOI COMEMORADO NO CCI QUE FICOU LOTADO.
Na manhã desta quarta-feira (8), as dependências do CCI-Centro de Convivência do Idoso ficaram lotadas com a presença maciça do público feminino, que participou do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
O evento contou com as presenças do prefeito Ricardo Salaro, da vice-prefeita Márcia Oliveira, dos diretores municipais da Administração, Jô Fuim (Gabinete), Lilian Fusco (Promoção Social), Patrícia Rossanesi (Saúde), Zenaide Guimarães (Direitos da Pessoa com Deficiência), Dr. Adjair de Campos (Segurança), Tony Forti (Comunicação), Valério Simão (sub-prefeito Aparecida), vereador Antonio Beneti Júnior, Tenente Luiz Felipe (Cmte. Interino da 2ª. CIA da PM de São Manuel), Dra. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi (Coordenadora da Comissão da Mulher Advogada da OAB de São Manuel); Simone Parenti (Comandante da GCM) integrantes da Patrulha Maria da Penha, da GCM, CAPS, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, dos Conselhos CMDCA, representantes da OS Pirangi, da APAE, dentre outros.
Durante o evento ocorreram apresentações do funcionamento da Patrulha Maria da Penha no Município pela Comandante Simone Parenti, acompanhada pelos GCMs Aline, Angélica e Gomes, de dança pelas integrantes do Projeto Célia Zenir, desenvolvido em parceria com a Diretoria da Promoção Social, que contou com as participações especiais dos professores Jorge Petrin e Lindomar Teixeira; da Capoterapia, dentro do serviço de fortalecimento de vínculos, desenvolvido pela Diretoria da Promoção Social comandada por Lilian Fusco, cujas aulas são comandadas pelo professor Daniel Fantasma.
A saúde mental da mulher com o tema “Tudo bem não dar conta de tudo: vamos falar da saúde mental das mulheres?”, foi abordado pela responsável técnica do grupo coletivo do Centro de Atenção Psicossocial do CAPS, pela assistente social Karina Paula de Albuquerque, que apontou as dificuldades enfrentadas no dia a dia e o trabalho desenvolvido. Ao final de sua apresentação, Karina convidou a equipe acolhida pelo CAPS que estava presente e ainda as enfermeiras que dão o suporte necessário nos atendimentos diários.
A Coordenadora da Comissão da Mulher Advogada da Subsecção da OAB de São Manuel, doutora Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi, em sua fala, enalteceu o trabalho e as ações desenvolvidas pela Administração Municipal na cidade, com relação a atenção destinada a proteção da mulher, citando São Manuel como exemplo para toda as demais cidades e ainda o trabalho da OAB local neste sentido, com apoio do Ministério Público.
O ex-presidente da Câmara Municipal, Antonio Beneti Junior, representando o legislativo, também fez questão de enaltecer tudo o que representa a mulher no dia a dia.
O prefeito Ricardo Salaro, em sua fala fez questão de citar as mulheres que considerou como fundamentais para o seu crescimento pessoal, a começar por sua genitora Dona Lia, as professoras no ensino primário, passando por uma chefe do setor de relacionamento de uma empresa privada, sua esposa Arlete e suas filhas Juliana e Mariana. Também citou a presença marcante da mulher em sua Administração, com a vice-prefeita Márcia Oliveira, as diretoras municipais, Jô Fuim (Gabinete) Patrícia Rossanesi (Saúde), Lilian Fusco (Promoção Social), Zenaide Guimarães (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Simone Parenti no comando da GCM.
Ao final do evento tivemos ainda apresentações musicais com as cantoras Gabriela Camargo e GCM Fernanda, acompanhadas pelo GCM Leandro e Nereu Dias.
A organização do evento comemorativo esteve a cargo das Diretorias de Segurança e Promoção Social, apoiadas pela Diretoria de Comunicação.
O evento deixou algumas mensagens especiais as mulheres presentes, como a de que a luta por direitos iguais é um processo contínuo, apesar da celebração das conquistas e que ainda há muito a ser feito para continuar avançando nas mudanças necessárias, no combate ao machismo e misoginia, no combate à violência, no feminismo negro e preconceito no universo LGBTQIAP+.