Nesta terça-feira, 28, o Posto de Saúde da Família da Santa Mônica realizou uma educação continuada sobre Fibromialgia e Alzheimer, com os profissionais da saúde atuantes na unidade.
Ministrada pelo Dr. Kaio, a palestra orientou a equipe formada pelas enfermeiras Ariel e Thalita, agentes de saúde Elaine e Angélica, técnica de enfermagem Alessandra, auxiliar administrativo Vanessa e agente de saúde bucal Luciana sobre sinais e sintomas, forma de detecção e tratamentos.
A educação continuada é uma iniciativa para manter a equipe sempre atualizada sobre os temas importantes para a saúde pública. A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.
O mês de fevereiro é destinado para visibilizar essas doenças, que tem como principal forma de prevenção a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.