A Diretoria Municipal de Saúde através do Controle de Endemias realizou nesta sexta-feira (24), um “bloqueio de caso positivo de dengue” no CDHU I, próximo ao Posto de Saúde ‘Dr. Raphael Lhamas Franco”.
Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira, a cidade registrou até esta data, dois casos positivos de dengue, sendo um na região central da cidade e outro no CDHU I.
A fim de evitar a proliferação da dengue e eliminar os possíveis criadouros existentes, a equipe do Controle de Endemias realizou o bloqueio, que consiste em, a partir da casa do paciente com suspeita ou com o caso positivo confirmado, delimita-se um raio de 200 metros; cerca de 8 a 9 quarteirões, visitando todos os imóveis, eliminando os possíveis criadouros, e consequentemente a reposição de larvas pelo mosquito adulto, que é muita rápida.
Aproveitando que o cemitério municipal “Nilson Benato” fica próximo a este raio de 200 metros, também foi realizado o “bloqueio” nos túmulos, com a limpeza dos vasos e locais que acumularam muita água das chuvas; que são propicios para a proliferação das larvas do mosquito da dengue.
Quando existem muitos casos positivos em uma determinada área, próximo a um raio de 200 metros, a equipe do Controle de Endemias realiza a nebulização com inseticida, para eliminar o mosquito da dengue.
Os sintomas da dengue mais comuns são: febre alta, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
As pessoas devem ficar atentas e não deixarem objetos e lixo acumulados que possam abrigar a água parada, que é o local preferido para o aumento da proliferação do mosquito da dengue.
A orientação da Diretoria Municipal de Saúde é que a população faça uso de repelentes, se hidrate bem, tomando muita água; água de coco e isotônicos e que colabore, deixando terrenos e quintais limpos.
Qualquer sintoma da doença, as pessoas devem procurar uma Unidade de Saúde o mais breve possível.