27 JAN 2023
EQUIPE DE SAÚDE DE SÃO MANUEL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE TUBERCULOSE
A OSS Pirangi de São Manuel e Diretoria Municipal de Saúde proporcionaram uma Capacitação sobre Tuberculose para os Médicos e Enfermeiras que atendem nas unidades de saúde do município.
A palestra foi realizada na Policlínica "Dr. Plínio Aristides Targa Filho" e ministrado pelo médico infectologista do Hospital das Clínicas de Botucatu Prof. Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho e abordou a tuberculose que é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer também outros órgãos e sistemas.
Em 20212, 1,6 milhão de pessoas morreram de da doença (incluindo 187.000 pessoas com HIV) e é a 13° principal causa de morte e a segunda principal causa de morte infecciosa depois do COVID-19;
Atualmente temos 10 pacientes em tratamento no município e enfatizamos a importância do diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento do paciente, além de conscientizar a população para os sintomas e prevenção da tuberculose.