27 JAN 2023
CSII REALIZA MAIS UMA AÇÃO PARA O JANEIRO ROXO EM COMBATE À HANSENÍASE
Durante essa semana as Unidades de Saúde realizaram diversas ações em prol do Janeiro Roxo, em combate à Hanseníase. O Posto da região Central realizou mais uma sala de espera sobre o tema com a Técnica de enfermagem Patrícia Costa e Marilza.
As ações informaram aos pacientes os sinais, sintomas, e ainda a importância da avaliação precoce e serviços ofertados pela rede municipal de saúde, no combate à doença.
Os principais sintomas são dormências, dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; lesões de pele (caroços e placas pelo corpo) com alteração da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque e áreas da pele com alteração da sensibilidade mesmo sem lesão aparente; e diminuição da força muscular. Essas manchas são esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas.
As pessoas que apresentarem os sintomas descritos devem imediatamente procurar pelo atendimento na Unidade de Saúde do Município mais próxima de sua casa.