23 JAN 2023
SAÚDE
UNIDADES DE SAÚDE REALIZAM AÇÕES DA CAMPANHA “JANEIRO ROXO” EM COMBATE À HANSENÍASE
Durante a última semana, o Postos de Saúde da Família de Aparecida, e os Centros de Saúde do Centro e da Cohab 1, realizaram mais ações em prol da Campanha “Janeiro Roxo”, que foi criada para combater a Hanseníase.
Para alertar os pacientes, a Enfermeira Joice, Gabriela e Éllen, Técnica de enfermagem Marilza, Dr. Evandro e Agentes Comunitárias de Saúde Diana, Deise e Renan realizaram salas de espera e entregas de panfletos em suas unidades para sensibilizar os pacientes e acompanhantes sobre a doença que causa lesões de pele e danos aos nervos.
Nas ações, os agentes de saúde orientaram sobre a doença, via de transmissão, sintomas e sobre o tratamento gratuito fornecido pelo SUS.
Essa mobilização faz parte das ações do Janeiro Roxo, conhecida como o mês de campanha de prevenção e tratamento à Hanseníase, já que a doença tem cura e quanto mais cedo o portador do agravo buscar o tratamento especializado, maiores as chances de evitar sequelas físicas.