13 JAN 2023
PREFEITURA REFORMA O TELHADO DA ESCOLA DR. AUGUSTO REIS.
A Prefeitura de São Manuel através da Diretoria de Educação, após autorização que demorou mais de dois anos junto ao Condephaat, por ser tratar de um prédio pertencente ao Governo do Estado e ter sido tombado, como patrimônio histórico do Município, conseguiu a liberação para executar uma reforma no telhado da EMEF “Dr. Augusto Reis”.
Depois de muita insistência junto ao Condephaat que é um Conselho formado por representantes de diversas entidades (entre as quais secretarias estaduais, entidades de classe e universidades), que se reúnem semanalmente ou quinzenalmente para deliberar sobre os processos que lhe são apresentados, relativos ao patrimônio cultural do Estado de São Paulo, a Diretoria Municipal de Educação conseguiu a liberação para a recolocação de 147,83 m2 de telhas tipo francesa/romana, a colocação de 37,60 metros de calhas e 46,80 metros de rufos, a fim de acabar definitivamente com a infiltração das águas das chuvas nas classes de aula e corredores da escola.
Este problema vinha incomodando alunos, professores, funcionários e a direção da escola, prejudicando o bom andamento das aulas e deteriorando parte do piso, forro e paredes da escola, cujo prédio pertence a Secretaria Estadual da Educação.
Os bens tombados não poderão ser destruídos, demolidos ou mutilados, e não poderão ser reparados, pintados ou restaurados sem a prévia autorização do Conselho.
A empresa Willian de Paula Araújo está realizando as reformas necessárias e autorizadas, que irão custar o valor de R4 110.596,00 e serão custeadas pelo poder público municipal.