Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
28 DEZ 2022
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA GCM CONSEGUE RECUPERAR DOIS VEÍCULOS FURTADOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS NA CIDADE
A Guarda Civil Municipal de São Manuel e Polícia Civil conseguiram recuperar nas últimas 24 horas, dois veículos que foram objetos de furto praticados no Município, utilizando o auxílio do sistema de monitoramento por câmeras, recentemente implantado pela Administração Municipal em diversos pontos do Município.
O primeiro furto ocorreu durante a tarde do último dia 27, e em uma ação rápida desencadeada pela Guarda Civil Municipal, através da equipe da PAM (Patrulha Ambiental Municipal) composta pelos GCM Leandro, Braga, Barbosa e Matheus, em conjunto com a Polícia Civil, através dos Delegados, Dr. José Eduardo e Dr. Julião, policiais civis Marcelo, Guiare, Elizabete e Luíz, obtiveram êxito na localização de um veículo, marca Chevrolet S10, que foi furtado no centro da cidade. Após o proprietário do veículo informar a GCM sobre o furto, de pronto os operadores do sistema integrado de monitoramento, que fica localizado nas dependências da GCM, realizaram pesquisa nas filmagens das câmeras da região da área central, e ainda saídas da cidade, deflagrando toda a ação e o veículo utilizado pelo autor durante o crime.
As informações foram transmitidas à Polícia Civil, que após serviço de investigação, localizaram o autor do crime, e após diligências realizadas pelas equipes, o veículo que estava escondido em uma área de mata e difícil acesso, na zona rural da cidade, foi recuperado e o autor do furto permaneceu a disposição da justiça.
O segundo flagrante, agora de roubo e cárcere privado, ocorreu na noite do último dia 27, por volta das 23 horas, onde o sistema de monitoramento da GCM recebeu uma denúncia de que existiam pessoas que estavam sendo vítimas de roubo e cárcere privado em sua residência e que os assaltantes estariam armados com uma faca.  As vítimas haviam sido amarradas no banheiro da residência.
Os autores do crime deixaram a residência com um veículo Gol vermelho, levando ainda diversos objetos de valor, tais como notebook, aliança, joias, relógios, entre outros.
Os controladores do Centro de Operações Integradas da GCM de posse da descrição do veículo e das placas, passaram a fazer uma varredura nas câmeras de monitoramento existentes no Município e localizaram o Gol com os marginais no seu interior, acionando as viaturas da GCM que estavam em rondas pela cidade e a Polícia Militar.
O condutor do veículo envolveu-se em acidente com outro veículo e imediatamente foi abordado pelos Guardas Municipais, que estavam monitorando a ação dos bandidos, que foram presos em flagrante, ficando os mesmos à disposição da justiça. O veículo e os objetos roubados que estavam em seu interior foram apreendidos e posteriormente devolvido as vítimas.
Atuaram nesta ocorrência a GCM Sub-Cmte Naiara, os GCM Neto, GCM Andrigo, GCM Genivaldo e GCM Alberto.
Em menos de 24 horas, o sistema de monitoramento instalado no Município, foi o responsável por localizar os veículos que haviam sido objetos de furto e roubo por parte dos assaltantes.
A população, diante da dificuldade encontrada em acionar a polícia militar, já que a ligação é atendida por uma central instalada na cidade de Sorocaba, liga para a Guarda Municipal, que vem atendendo as ocorrências, já acionando a Central de Operações Integradas do Sistema de Monitoramento e também as demais forças de segurança do Município, composta pelas policias civil e militar, quando necessário.
Além do patrulhamento das praças e prédios públicos, a GCM controla a Central do Sistema de Monitoramento por Câmeras do Município e sempre que solicitada, dá apoio nas ocorrências que são atendidas pelas policias civil e militar do Município.
O trabalho da GCM vem sendo elogiado pela população e também pelas demais forças de segurança do Município, que contam com um instrumento de grande relevância para a elucidação dos crimes praticados, que são flagrados pelas câmeras de segurança que se encontram instaladas em diversos pontos estratégicos do Município.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024