22 DEZ 2022
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
INSTALAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA POR MONITORAMENTO ESTÁ NA RETA FINAL
Hoje, 22, o prefeito Ricardo Salaro acompanhado dos diretores municipais Tácio Bertozo (Administração), Tony Mendonça (Procurador Geral) e a Comandante da GCM Simone Parenti, estiveram participando de mais uma etapa da implantação do Sistema Integrado de Segurança por Monitoramento. Os trabalhos já estão na reta final e a previsão da cobertura de vídeo em nosso município é o mês de janeiro.
A empresa Eyes Nwhere Sistemas Inteligentes de Imagem Ltda, representada por Edson Jerônimo (Diretor Comercial) e Thiago Tomasini (engenheiro corresponsável por implantação de novos projetos) esteve fazendo uma demonstração do funcionamento do sistema já implantado na Guarda Municipal.
Atualmente São Manuel já conta com 34 câmeras PTZ’s com cobertura de 360°, espalhadas por toda a cidade, 5 portais com câmeras inteligentes integradas ao sistema da Polícia Militar e Polícia Civil dispostas na Avenida José Horácio Melão, Vicinal Dr. Nilo Lisboa Chavasco, Estrada Vicinal Tarcisio Baroni, Rodovia José Cicarelli e na Estrada Municipal Wanda Baroni. Além disso 29 prédios público já estão sendo monitorados com 180 câmeras fixas e 150 sensores de alarme.
Todo o sistema é comandado por profissionais especializados no sistema divididos em 5 postos de trabalho, instalados na base da GCM, com 4 na sala do Centro de Operações Integradas e 1 na Sala de Reuniões com dados enviados através de 35km de fibra ótica (15km implantados pela Prefeitura Municipal e 20km pela empresa) que percorrem a cidade.
A tecnologia não abrange somente o monitoramento, mas auxiliam na fiscalização feita na cidade, na operação da Guarda Civil Municipal, no atendimento da Defesa Civil e do Setor de Ambulância e também para identificar criminosos, facilitando o trabalho dos órgão de segurança.
Também, através do sistema, é possível processar estatísticas de quantidade de fluxo de carros, estatísticas de visitas à prédios públicos e muitos outros dados que facilitam a gestão pública.
Dentro do contrato com a empresa Eyes Nwhere Sistemas Inteligentes de Imagem Ltda, foi solicitada a instalação de rede de fibra ótica aérea e subterrânea, Instalação de rede elétrica com sistema de alimentação ininterrupta (nobreak), Instalação e configuração de switch, Instalação de câmeras Speed Dome, Instalação de câmeras de OCR, Instalação de NVR,  Instalação de Sensor, Instalação de Rádio Ponto a Ponto, Instalação de Servidor com Software de gerenciamento de imagens, Instalação de Servidor com Software de Análise e Inteligência, Implantação de sistema de vídeo monitoramento através de Câmeras de OCR em vias públicas, Implantação e configuração de Servidor de Gerenciamento de Imagens, , Implantação de rede de fibra ótica aérea, com instalação de cabos óticos em vias públicas, Implantação de rede de fibra ótica subterrânea, Implantação de Software de Análise e Inteligência, Implantação de câmeras Speed Domes em vias públicas, Implantação de NVR em prédios públicos ou privados, Implantação de Central de Alarme monitorada em prédios públicos ou privados e Implantação de rádio ponto a ponto.
“Esse novo sistema de monitoramento irá aumentar e muito nosso poder de vigilância e segurança no Município, proporcionando as nossas forças, um material singular para o combate à criminalidade. É um investimento que visa proporcionar a nossa população uma maior proteção aos nossos prédios públicos e privados e não se trata de colocação de radares em nossas vias públicas, como alguns desinformados estão espalhando, através de fake news”, disse o prefeito Ricardo Salaro.