09 DEZ 2022
Exposição Fotográfica “Olhos de Lince” lançada na Casa Santa Maria poderá ser vista na Biblioteca Municipal.
Na noite da última quinta-feira (8), a Instituição Casa Santa Maria, que está instalada no jardim Santa Mônica, lançou a exposição fotográfica intitulada de “Olhos de Lince”. O Projeto realizado contou com a parceria da Embraer e apoio da Prefeitura de São Manuel e ainda com a participação da fotografa Marlu Ornelas.
Estiveram participando do lançamento da exposição, o presidente da instituição, Sergio Nicoletti, acompanhado de sua esposa Adriana Dalacqua, os diretores municipais Tony Forti (Comunicação) e Lilian Fusco (Promoção Social), os vereadores Rubens José da Silva e Jacó dos Santos, que foram recepcionados pela coordenadora Leila Zorkot.
A Casa Santa Maria é uma instituição que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitário, visa oportunizar o acesso a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer. A proteção integral é realizada através do serviço de acolhimento institucional, as crianças e adolescentes, encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância e Juventude.
No desenvolvimento do projeto “Olhos de Lince”, os jovens e adolescentes que frequentam a Instituição, puderam ter contato direto com a fotografia, sob orientação de Marlu Ornelas e o trabalho final fez parte da exposição, que poderá ser apreciada também, a partir do dia 15 de dezembro, na biblioteca municipal “Dr. Francisco Câmara”, que está localizada na Rua Batista Martins, 348.
EXPOSIÇÃO “OLHOS DE LINCE”
“OLHOS DE LINCE”, é um projeto idealizado pela Casa Santa Maria e solicitado através de Edital ao Instituto Embraer, no ano de 2019, sendo contemplado para a realização em 2020.
Diante o contexto pandêmico vivenciado a partir de então, o Projeto foi prorrogado e iniciou o seu desenvolvimento em 2022, conquistando ainda o apoio da Prefeitura Municipal de São Manuel, através de Emenda Impositiva Municipal, indicada pelo vereador Charles Alessandro Ribeiro.
Este, objetivou, através da implantação de uma oficina de fotografia fomentar o empoderamento, a autonomia, a emancipação, a construção de lideranças e a formação cidadã, sendo excitado junto aos participantes a instauração de uma Lei, e solicitado em assembleia Pública a instituição do “Dia de Doar” no Município de São Manuel, pela pessoa do vereador Jacó Ferreira dos Santos, este que beneficiará toda a população assistida pela Assistência Social da cidade, através das Organizações da Sociedade Civil, bem como ao Fundo Social de Solidariedade.
O projeto oportunizou a promoção de encontros temáticos entre os usuários, com abordagem de fotos e contextos históricos diversos, fomentando discussões e reflexões variadas potencializando a formação crítica e reflexiva, e, dessa forma, os mesmos obtiveram entendimentos, sobrestimando a aceitação dos significados e marcas deixadas com o tempo, promovendo ainda a partilha de experiências e memorias, junto a acervos culturais e ambientes instrutivos.  Intensificou ainda que os participantes conhecessem o território sob uma outra perspectiva, além das histórias do espaço e das pessoas que convivem, abordando ainda a vida e seus extremos, a criança e o adolescente e a convivência com a terceira idade, e o como o trabalho das Instituições Assistenciais podem influenciar a vida de uma pessoa.
O desenvolvimento do Projeto “OLHOS DE LINCE” foi maximizado e fortalecido com parcerias que viabilizaram a promoção do mesmo, somatizando valores indispensáveis para uma formação cidadã, salientando a orientação de Malu Ornelas.
Como forma de conclusão está sendo realizada a exposição fotográfica na casa Santa Maria (ginásio de esportes) e posteriormente, à partir do próximo dia 15 de dezembro, na biblioteca municipal de São Manuel.