18 NOV 2022
12590 PESSOAS ESTÃO COM A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 ATRASADA EM SÃO MANUEL
Em São Manuel os faltosos já atingiram a marca de 12590 pessoas. Até o momento 990 munícipes já poderiam tomar a segunda dose, 5400 estão aptos para a terceira e outros 6200,  já podem, mas ainda não procuraram as Unidades Básicas e Postos de Saúde do município para tomar a quarta dose.
O dado é preocupante pois, após duas semanas sem apresentar novos casos de Covid-19, São Manuel registrou aumento nos positivos, fechando a última semana com 7 novos casos. O crescimento do número pode ser observado no Brasil e no exterior, com a proliferação da nova subvariante da Ômicron.
Dentre os fatores que podem explicar essa elevação de casos em todo o país, está a falta de procura por imunização, além da continuidade da propagação do vírus da Covid-19 e a volta dos pacientes à buscarem os sistemas de Saúde para realização de testes rápidos.
A Diretoria de Saúde aponta uma queda na procura pelas vacinas, o que acarreta em perda de imunizantes que seriam destinados à este público, já que as doses tem validade curta e necessitam de serem aplicadas dentro do cronograma.
No município o número de positivos ainda não é considerado alto, mas a Diretoria de Saúde segue em alerta, reforçando que as doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas e Postos de Saúde de São Manuel, para a imunização de até 4 doses aos munícipes de 20 anos ou mais.
As crianças,  adolescentes e jovens de 3 à 20 anos também podem receber as doses correspondentes à sua faixa etária. Além disso, à partir dessa segunda, 21, também serão vacinados bebês de 6 meses à 2 anos com comorbidades, no CSII (Centro) e no Posto de Saúde da Cohab I, das 13h às 19h.
Também é importante salientar que os testes para checagem devem ser realizados sempre que houverem sintomas gripais, podendo ser feitos em todas as unidades da cidade, com resultados prontos em 15 minutos. Para diagnóstico correto, é necessário que a amostra seja coletada no dia adequado (preferencialmente 4 dias após início dos sintomas e, no máximo, até 8 dias depois da apresentação dos sintomas), para que não haja um falso negativo.

Vacina contra a Influenza
Apesar da finalização da Campanha de vacinação contra a Influenza (vacina contra a Gripe), algumas doses ainda estão disponíveis em todos as Unidades Básicas e Postos de Saúde do município, podendo ser aplicadas em todas as idades.