11 NOV 2022
PROJETO DE LEITURA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Você pode ajudar a escolher o título e o desenho ilustrativo

A leitura, no processo de alfabetização é o elo entre a decodificação e a compreensão de textos, o que contribui para o desenvolvimento da fluência leitora.  Os livros literários permitem que o jovem leitor entre no universo da fruição e da imaginação incentivando a leitura e motivando o hábito de ler.
Portanto, ter um bom acervo literário é fundamental para que a escola possa oportunizar, aos estudantes, o contato com obras variadas e de qualidade para que tenham o professor como modelo de leitor e, também, vivenciem práticas autônomas de leitura. Gostar de ler, conhecer diferentes gêneros, autores, ilustradores, são situações que a escola pode e deve oferecer aos estudantes.
E o direito à leitura e a compreensão leitora foi reafirmado pela alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, neste ano de 2022 em seus artigos 4º e 22º.
As escolas da rede municipal de São Manuel realizam anualmente em seus Projetos Pedagógicos atividades de incentivo e formação do leitor. Para concretizar um Projeto de Leitura de toda a rede, as escolas mobilizaram os estudantes de 1º ao 5º ano para a escolha de um nome e uma imagem que represente esse projeto.
Os estudantes deram sugestões de títulos e desenhos, as escolas fizeram uma pré-seleção e enviaram para votação da escola e comunidade (ver links anexos), os finalistas de cada Unidade Escolar.
O título e o desenho mais votado representará o Projeto de Leitura do município. A votação geral iniciou-se no último dia 4 de novembro e será finalizada no próximo dia 16 de novembro.
Para a efetivação desse projeto todas as escolas municipais de ensino fundamental dos anos iniciais serão contempladas com um acervo literário contendo 354 volumes.
Adentrar no mundo fantástico e misterioso da leitura é um direito de todos!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoORm5Dm5DitFB7YB9fC2gYG8FyGgXbPmk66SvbznH7z6LpQ/viewform (ESCOLHA DA IMAGEM PARA O PROJETO)
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnR2L68WuDx7YowBxMc6U5qzGN3Y_DxLnUjn_cR_pRqDQd5g/viewform (ESCOLHA DO TÍTULO DO LIVRO)