10 NOV 2022
TURISMO
PROPOSTA PARA TRANSFORMAR O PÓLO CUESTA EM CONSÓRCIO MULTIFINALITÁRIO É APROVADA EM ASSEMBLEIA REALIZADA EM SÃO MANUEL
Na manhã desta quinta-feira, 10, os representantes das cidades de Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel, que integram o consórcio do Pólo Cuesta, participaram de uma Assembleia Geral, realizada na sala de reuniões da Diretoria Municipal de Educação e tomaram uma decisão importante, que terá um impacto muito grande no desenvolvimento e fortalecimento regional.
O atual presidente do consórcio do Pólo Cuesta é o prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, que comandou a Assembleia realizada, com as presenças dos prefeitos municipais: Lindeval Augusto Motta (Anhembi), Claudécio “Torão” José Ebúrneo (Bofete), João Bosco Borges (Itatinga) e Osmir Félix (Pratânia). As cidades de Botucatu, Avaré e Pardinho que também integram o consórcio, enviaram representantes.
A Assembleia teve como pauta principal transformar o Pólo Cuesta que até então era um consórcio turístico, que tinha como objetivo desenvolver o turismo de forma regional e sustentável, em consórcio multifinalitário. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos prefeitos presentes e pelos representantes indicados e o próximo passo para a sua efetivação será a assinatura da carta de intenções e, posteriormente, o encaminhamento as Câmaras Municipais de cada Município, de um Projeto de Lei para apreciação e votação da proposta de adesão ao novo consórcio.
O consórcio multifinalitário tem por objetivos a união dos municípios para o desenvolvimento regional, através da formulação de projetos estruturantes, buscando formas de articulação intermunicipal integradas, visando o fortalecimento de ações compartilhadas nos municípios, captação de recursos financeiros para investimentos, ampliação de redes sociais, otimização, , racionalização e transparência na aplicação dos recursos públicos, regionalização de políticas públicas e a criação de parcerias institucionais sustentáveis.
“Hoje demos um passo importante para num futuro bem próximo podermos firmar diversas parcerias de cooperação que visam promover e implementar novos projetos de políticas públicas junto aos gestores municipais. Nessa dinâmica, com base na lei 11.107/2005, apresentam-se os consórcios públicos como instrumentos de relações intergovernamentais cooperativas, capazes de viabilizar a solução de problemas comuns entre os entes federados, ampliando a capacidade destes na provisão de serviços públicos necessários ao desenvolvimento dos municípios, de forma regionalizada. É dessa forma que acreditamos que podemos transformar a nossa região; os nossos Municípios irmãos, mais desenvolvidos em diversas áreas”, disse o prefeito Ricardo Salaro, que trabalhou incansavelmente para que ocorresse essa mudança e união entre os Municípios que compõe o consórcio do Pólo Cuesta.
 O presidente do Pólo Cuesta entregou a cada Município integrante, um documento contendo o Planejamento Estratégico que irá funcionar no período de 2022 a 2026.
A elaboração do documento contou com a participação do Instituto Jatobás, que tem como objetivo apresentar os direcionadores da estratégia, que tecem ações produtivas e realizadoras no seu ecossistema, além de sustentar essas iniciativas através de uma estrutura coerente com a identidade e as necessidades do território.
As diretrizes norteadoras das ações futuras foram organizadas em quatro eixos de desenvolvimento: econômica, social, ambiental e cultural; três estratégicas de atuação, sendo articulação de skakeholders, suporte aos municípios e realização de ações regionais; e quatro temas articuladores, compostos por gastronomia, música, artesanato, território e paisagem. A partir desses eixos foi elaborado o Planejamento Estratégico para os próximos 5 anos (2022-2026).
A próxima reunião dos oito Municípios do Pólo Cuesta irá acontecer em um Congresso na cidade de Bofete, no dia 9 de dezembro, onde prefeitos e servidores municipais estarão participando de uma capacitação para que possam se inteirar dos mecanismos de funcionamento do consorcio multifinalitário, para aplicar os conhecimentos adquiridos, nas ações que serão desenvolvidas de forma regional.