31 OUT 2022
AGENTES DE SAÚDE REALIZAM SALA DE ESPERA SOBRE O NOVEMBRO AZUL
As agentes comunitárias de saúde do Posto de Saúde da Família “Dr. Raphael Lhamas Franco”, Milene, Kelli e Neide, realizaram uma sala de espera com o tema "Novembro Azul". Durante a palestra a população foi orientada sobre o início da campanha no dia 10, que trata da saúde do homem.
Durante o evento foram tiradas dúvidas sobre a idade para poder participar do exame de toque e como ele é realizado, além de demais questões relacionadas à saúde masculina.
A sala de espera foi realizada pois muitos homens não costumam frequentar os postos de saúde por questões pessoais ou pelo horário de trabalho e visando melhor adesão futura, as agentes falaram sobre a importância do cuidado da saúde do homem em geral.

Exame Preventivo do Câncer de Próstata:

Segundo a pesquisa realizada pelo INCA em 2020, 65.840 novos casos de câncer de próstata são registrados por ano. É o segundo tumor mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Normalmente, o câncer de próstata é assintomático. Em fases muito avançadas, os sintomas de câncer na próstata podem surgir como dificuldade para urinar e presença de sangue na urina, além de insuficiência renal e dores ósseas. Estima-se que quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Com o avançar da idade, a incidência do câncer aumenta, atingindo 80% dos homens com mais de 80 anos. Quando o tumor é diagnosticado precocemente, ou seja em estágios iniciais e restrito à próstata, a probabilidade de cura atinge 90% dos casos.