27 OUT 2022
DEFESA CIVIL DE SÃO MANUEL ESTEVE PRESENTE NA OFICINA PREPARATÓRIA PARA OPERAÇÕES CHUVAS DE VERÃO.
O presidente da Defesa e Coordenador Civil de São Manuel, Michael César Alves, acompanhado do GCM Jorge e do responsável pelo Setor de Trânsito Bueno, estiveram na cidade de Alumínio participando da Oficina Preparatória para Operações Chuvas de Verão (OPOV), ministrada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, no último dia 26.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, responsável pela programação e treinamento durante a Oficina, convidou as Defesas Civis das Prefeituras Municipais para participar dessa ação preparatória. Essas Oficinas estarão sendo realizadas de forma regionalizada.
O treinamento prático de campo, regionalizado, a fim de capacitar os agentes municipais de proteção e defesa civil foi realizado na última quarta-feira (26) na cidade de Alumínio, com aulas ministradas pelo Coordenador Estadual da Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros com as instruções técnicas (materiais de aparelhamento) e ainda por integrantes do IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas e IPA-Instituto de Pesquisas Ambientais, onde abordaram as vistorias de campo.
Durante o treinamento os participantes puderam receber orientações sobre previsão meteorológica para o período, epidemias e doenças transmitidas durante as chuvas, estrutura de sistema de proteção e defesa civil, assistência social na emergência, análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil.
Os Municípios que participaram do treinamento, irão pontuar no Programa Município “Verde Azul” e cumprirão um dos critérios para recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”, fornecido pela Defesa Civil Estadual.
Segundo Michael Alves, responsável pela Defesa Civil local, a Oficina foi de grande utilidade para o enfrentamento das chuvas do próximo verão.  “Estamos cada dia mais aparelhando nossa Defesa Civil e precisamos ter as orientações técnicas necessárias, para colocarmos em prática, quando necessárias. Estamos tendo total apoio da Administração Municipal, que vem equipando a nossa Defesa Civil, para enfrentar as situações de dificuldades, quando aparecerem”, disse o Presidente e Coordenador da Defesa Civil local.