Nesta quinta-feira, 20, a Diretoria de Saúde, estará realizando mais uma edição do Outubro Rosa, com horário especial em todas as Unidades de Saúde, das 17h às 20h. O mutirão tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade da realização da coleta de Papanicolau e do exame de mamografia, que ainda estão com baixa adesão na nossa cidade, com apenas 82 solicitações de mamografia e 165 coletas de Papanicolau.
Os exames não necessitam de agendamento, sendo de extrema importância que as mulheres se dirijam à unidade mais próxima de sua residência, para prevenir o câncer de mama e o câncer de colo de útero, que é o 4º maior causador de morte de mulheres no Brasil.
Visando a maior adesão, diante dos baixos números de procura pelos procedimentos, a Diretoria de Saúde tem realizado uma série de iniciativas. Nesta semana houve a divulgação da campanha Outubro Rosa pelos agentes de saúde Elaine e Carlos nos pontos comerciais do território da unidade de saúde Santa Mônica, além de palestras em sala de espera e no Centro de Convivência do Idoso.
Mamografia
O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos, ou mulheres de 40 a 49 anos com risco elevado (histórico familiar de câncer de mama em parte de primeiro grau antes dos 50 anos), que devem realizar o exame preventivo de câncer de mama anualmente.
É importante relembrar que mulheres de todas as idades devem realizar o autoexame das mamas mensalmente.
Exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau). ´
É indicado às mulheres entre 25 e 64 anos, ou à jovens e idosas que possuem uma vida sexual ativa ou que já viveram uma vida sexual e devem ser realizados anualmente.