16 SET 2022
Agentes Comunitárias do Posto “Dr. Raphael Lhamas Franco” realizam orientações sobre a necessidade da atualização das carteiras de vacinação.
Após o período crítico da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde voltou a intensificar as campanhas de vacinação por todo o país, dando ênfase principalmente as vacinação contra a poliomielite para as crianças, já que muitas delas encontram-se em atraso com a mesma.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade, está em andamento e a Diretoria Municipal de Saúde, com o intuito de vacinar o maior número possível de pessoas,  está enviando as suas equipes às escolas municipais e privadas do Município, já esteve presente nas portas dos supermercados (vacinação contra a influenza), realizando um trabalho a fim de atualizar essa vacinação, que se encontra em atraso.
A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a
situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de
idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação e vacinar de forma indiscriminada com a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, que estejam com o esquema primário completo com a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).
Na última quinta-feira (15), as Agentes Comunitárias do Posto “Dr. Raphael Lhamas Franco”, estiveram conversando com os moradores do CDHU I e Cohab III, num trabalho realizado porta a porta, para orientar sobre a Campanha de Atualização da carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes. Além da orientação, os moradores receberam um panfleto, contendo informações sobre a importância da vacinação a ser realizada.
Preocupação
A vacinação é uma intervenção de elevado benefício em relação ao seu custo, pois tem contribuído no avanço para a conquista da erradicação da poliomielite no mundo e no alcance da eliminação de doenças como a rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC), além de prevenir e controlar outras doenças imunopreveníveis. A redução da incidência destas doenças revela que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas eficazes e no alcance de elevadas coberturas vacinais ao longo dos anos. Entretanto, a heterogeneidade e queda das coberturas, verificado desde 2016, contribuiu para a reintrodução do vírus do sarampo no País e pode levar ao recrudescimento de outras doenças imunopreveníveis e requer a adoção de estratégias adicionais para o resgate e vacinação das pessoas não vacinadas.
 Com a realização destas campanhas de vacinação, o Brasil reafirma o compromisso internacional assumido de manter o País livre da poliomielite e de manter a situação vacinal da população alvo em dia.
As campanhas de vacinação estão coincidindo com a realização da vacinação contra a covid-19, em andamento. As vacinas COVID-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade. Destaca-se que todas as medidas para evitar a transmissão da covid-19 nas ações de vacinação deverão ser adotadas.
 A mobilização da população é fundamental para que se obtenha uma maior adesão a estas estratégias, além do apoio das sociedades científicas e entidades de classe para o fortalecimento do envolvimento da sociedade civil, os pais, responsáveis, educadores, influenciando na captação da população-alvo para vacinação.