A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou em sessão realizada na última segunda-feira, dia 4, o Projeto de Lei que elevou 43 novos Municípios a serem declarados de Interesse Turístico (MIT). São Manuel, Anhembi e Botucatu, integrantes do Pólo Cuesta passaram a fazer parte do seleto grupo dos MITs.
O deputado estadual Ricardo Madalena (PR) foi o autor da indicação na Assembléia Legislativa do Estado, para que São Manuel pudesse ser tornar um MIT.
Após um longo e burocrático processo técnico acompanhado pelo diretor de Turismo, Tiago Donini, aliado ao trabalho político do deputado Ricardo Madalena e também de alguns vereadores do Município, como Anísio Pete e Marcos Micheletto, o processo foi finalizado com a aprovação do Projeto de Lei.
COMEMORAÇÃO
O prefeito Ricardo Salaro comemorou a conquista se manifestando: “parabenizo a nossa querida cidade pela importante conquista. Ela foi possível através da interferência política do deputado Ricardo Madalena e do trabalho coletivo realizado por algumas pessoas, que cuidaram da elaboração de toda documentação. Quero agradecer aos membros do COMTUR, a todos os vereadores, em especial ao Anisio Pete e Marcos Micheletto, que junto com nosso diretor de Turismo, Thiago Donini, fizeram gestão desse processo na ALESP e na Secretaria Estadual de Turismo. Vamos aplicar os recursos da ordem de R$ 650 mil, da melhor maneira possível”, disse Salaro.
Para Tiago Donini, o momento é de imensa felicidade. “Quero dividir essa importante conquista com todos aqueles que ajudaram ao longo desse processo de construção, desde a elaboração do Plano Diretor de Turismo, das inúmeras reuniões do COMTUR e suas sugestões, até a apresentação do documento final. Esse é um trabalho que tem mais de 3 anos e uma vitória de muitas mãos”, disse Tiago.
O PROCESSO
O processo de elevação de São Manuel a Município de Interesse Turístico foi iniciado em dezembro de 2016 por iniciativa do prefeito Marcos Monti, que transferiu ao deputado Ricardo Madalena (PR) a incumbência de apresentá-lo na Assembléia do Estado.
Durante o ano de 2017 a administração municipal através da Diretoria de Esportes e Turismo acompanhou o desenrolar do processo, através do deputado Madalena, atendendo inclusive solicitação de Estudo de Demanda Turística formulado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa.
Em 26 de março de 2018, o Diretor de Turismo, Thiago Donini solicitou a Secretaria Estadual de Turismo a análise do processo de elevação e recebeu a informação que ele seria analisado por ordem de chegada.
Em abril de 2018, estiveram presentes em São Paulo, Tiago Donini, Andréia Seullner, Marcos Micheletto e Anísio Pete, tratando do assunto junto ao Diretor Técnico da Secretaria de Turismo e ainda fazendo gestão política na Assembléia Legislativa.
Em fevereiro de 2019, finalmente o Projeto de Lei é aprovado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
SAIBA MAIS SÔBRE O MIT
Transformar-se em MIT (Município de Interesse Turístico), explorando os potenciais culturais e da natureza já existentes localmente, passou a ser uma saída econômica interessante para dezenas de cidades paulistas. Tradicionalmente, as cidades rotuladas de turísticas no Estado de São Paulo estavam restritas a certas áreas, como o Litoral e o Circuito das Águas Hidrominerais. O conceito se ampliou nos últimos anos, em sintonia com a tendência mundial de valorizar aspectos bucólicos, da gastronomia, festas regionais e riquezas do meio ambiente como cachoeiras e trilhas. O turismo no Estado movimenta até 56 setores da economia e gera 1 milhão de empregos diretos e 2 milhões indiretos, aproximadamente.
VERBA ANUAL
Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura do setor como a sinalização, divulgação e atendimento. A classificação de MIT garante a cada cidade o recebimento de R$ 650 mil por ano.
MOÇÃO
Assim que foi informado da aprovação do MIT para as cidades de São Manuel, Botucatu e Anhembi, o presidente do Consórcio Regional de Desenvolvimento Turístico do Pólo Cuesta, Dr. Dirceo Melo, prefeito de Bofete, enviou a Assembléia Legislativa uma Moção de Congratulações aos municípios associados, afirmando que: “isto somente irá fortalecer ainda mais o turismo local/regional e o Consórcio do Pólo Cuesta”.
À Assembléia Legislativa, o presidente do Pólo Cuesta enviou Moção de Apoio ao Projeto de Lei ora aprovado.