13 SET 2022
Alunos da Escola Milton Monti recebem certificados do Programa Bombeiro na Escola.
Na manhã desta terça-feira (13), na sede do Corpo de Bombeiros da vizinha cidade de Botucatu, estiveram o prefeito Ricardo Salaro, acompanhado dos diretores municipais Beto Saglietti (Educação) e Tony Forti (Comunicação), participando da solenidade de entrega dos certificados do Programa Bombeiro na Escola (PBE), aos alunos do 4º ano da escola “Milton Monti”, localizada na vila São Geraldo.
O Programa Educacional chamado Programa Bombeiro na Escola, voltado especialmente as crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e jovens do 8º e 9º anos Ensino Fundamental II, tem com objetivo de ensiná-los a identificar e evitar situações de risco; como agir em situações de emergência e aplicar primeiros socorros. Ele é desenvolvido de forma gratuita junto à rede pública, sem qualquer ônus.
Foram 6 aulas ministradas aos alunos do 4º ano da escola Milton Monti, pelo bombeiro educador instrutor Cabo Emerson do 5º Subgrupamento de Botucatu, com o objetivo principal de conscientizar os mesmos sobre prevenção de acidentes, combate e prevenção de incêndios, além de estabelecer vínculos entre as crianças e o Corpo de Bombeiros, aproximando-os da rotina e das atividades executadas pelos Bombeiros.
Os temas abordados durante as aulas foram: acionando o Corpo de Bombeiros, acidentes com crianças, acidentes domésticos e primeiros socorros, bem como trote, emergência 193, viaturas do bombeiro, atendimentos realizados pelos bombeiros, segurança no lar, riscos potenciais, remédios, produtos de limpeza, equipamentos, fios elétricos, afogamento, acidente de trânsito, animais peçonhentos, incêndio, análise de vítimas, reanimação cardiopulmonar (RCP), engasgamento, queimaduras e fraturas.
O bombeiro instrutor Cabo Emerson fez questão de agradecer o apoio e o acolhimento pelo pessoal da escola Milton Monti e em nome da diretora Valdirene Rodrigues de Camargo, agradeceu a todos. “Ficamos felizes em formar novos bombeiros mirins, passando a eles o nosso trabalho e ainda noções que podem ajudar a salvar vidas”, disse o instrutor Emerson.
Falando em nome da corporação, o Capitão Edson Winckler agradeceu a presença do prefeito Ricardo Salaro, dos diretores municipais e ainda dos professores e diretora da escola. “Se tudo der certo, logo mais São Manuel terá um Corpo de Bombeiros e quero aproveitar esse momento para dizer a essas crianças que estudem, se dediquem, não desistam nunca de seus sonhos. Tenham sempre uma conduta correta, com educação e respeito.  Levem o conhecimento adquirido para as outras pessoas e busquem os seus sonhos”, disse o comandante.
O prefeito Ricardo Salaro também agradeceu ao Corpo de Bombeiros de Botucatu pela iniciativa. "Nosso muito obrigado a todos que estiveram envolvidos neste Programa, que é espetacular.  Parabéns a todos vocês que participaram da organização, em especial também, aos alunos, ao diretor Beto Saglietti, a diretora da escola Val Camargo e ainda aos professores e funcionários envolvidos”, disse o prefeito.