No último sábado, dia 10, a equipe do PSF da Vila São Geraldo realizou uma busca de pacientes hipertensos e diabéticos em acompanhamento na unidade. O trabalho extra realizado em pleno final de semana, teve como objetivo prevenir a mortalidade precoce de jovens e aumentar os indicadores de atendimentos.
No total foram atendidos 19 pacientes que passaram por consultas agendadas, sendo necessária a realização de 17 eletrocardiogramas, outros exames complementares e encaminhamentos, quando se necessários, para atendimento de um cardiologista.
Outra medida importante tomada pela equipe foi com relação a orientação sobre a importância de acompanhamento dos pacientes na unidade de saúde, informando inclusive, que não serão mais realizadas trocas de receitas, sem passar pelo atendimento da equipe.
O objetivo é o de manter esses atendimentos mensalmente, tendo em vista um aumento da demanda de pacientes sem acompanhamento médico há anos. Lembrando que esse trabalho foi iniciado há uma semana atrás, contando com o apoio de toda equipe, que foi buscar no sistema PEC, os pacientes que se encontravam sem o acompanhamento médico, sendo os mesmos, convocados pelos Agentes Comunitários de Saúde, já com consulta agenda.
A enfermeira chefe da Unidade de Saúde, Jackeline Piovan fez questão de agradecer a equipe pelo trabalho realizado. “Minha palavra é de gratidão a todos que comparecerem e toda equipe da ESF São Geraldo, porque sem recepção não se faz atendimento; sem técnico de enfermagem não se faz atendimento; sem auxiliar de serviços gerais não se faz atendimento; sem auxiliar de farmácia não se faz atendimento; sem auxiliar de dentista não se faz atendimento; sem odonto não se faz atendimento; sem médico não se faz atendimento; sem enfermeiro não se tem equipe competente como a nossa. Dependemos um dos outros. Obrigada pelo empenho, Dr. Andrey, técnica de enfermagem Stela e Giovana, agentes comunitários de saúde. Gratidão a toda equipe”, concluiu.