Ciclovia do Parque Linear chega ao Recinto Mário Covas
A Administração Municipal através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente está construindo o primeiro Parque Linear da cidade que inicialmente irá beneficiar os moradores das proximidades dos bairros Jardim Recanto Ouro Verde, Chácara Saltinho, Novo Dinkel e vilas Kenedy e Industrial.
Nessa primeira etapa estão sendo construídos 45,20 metros de galerias pluviais entre as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Dorotéia de Lara Campos, executados 2.463,90 m2 de calçadas e plantio de 4.892,36 m2 de grama; formando um enorme calçadão em meio a várias ilhas, cujo projeto prevê a sua extensão até o jardim Brasília.
No projeto que está sendo executado, está previsto a construção de calçadas em concreto usinado com largura de 1,5 metros e de ciclovias em concreto usinado com largura de 2,5 metros que chegaram até o Recinto Mário Covas, na pista para caminhada, que está sendo totalmente refeita.. O projeto prevê ainda a construção de diversas ilhas, plantio de grama ao redor de todo o perímetro da ciclovia e calçadas, iluminação de Led de 100 W e plantio de 431 espécies nativas, 191 frutíferas e 730 ornamentais.
A primeira etapa das obras teve início nos cruzamentos das Ruas João Vulcano com a José M. Oliveira e Luiz Avanci na chácara Saltinho, indo até a Francisco Cimó, alcançando ainda a Rua Dr. Plínio Aristides Targa até a Hortência de Lara Campos e o Recinto Mário Covas. Já foram realizadas as obras de construção de galerias necessárias, sistema de drenagem, limpeza e construção de taludes; deixando os locais preparados para receber as calçadas, ciclovia, ilhas e muito verde.
Após essas obras de infraestrutura, o calçadão e a ciclovia estão sendo construídos e aqueles que passam pelas proximidades já podem notar a mudança que está ocorrendo, desde a pista de caminhada do recinto Mário Covas, até o encontro com as Ruas Francisco Cimó e João Vulcano.
O recurso da obra é proveniente do Ministério do Meio Ambiente. No total serão investidos nesta primeira etapa da obra o valor de R$ 995.219,20, que está transformando o local perfeito para a prática segura de caminhadas, corridas e passeios. A segunda etapa da obra irá contemplar toda a área já preparada do bairro Novo Dinkel. O projeto total prevê a construção do Parque Linear até o jardim Brasília, contemplando todo o antigo corte da Fepasa.