Na noite da última segunda-feira (22) no salão nobre da Escola Estadual “Dr. Manuel José Chaves”, a Administração Municipal, através da Diretoria da Educação, realizou o lançamento do Currículo Municipal da Educação.
O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Salaro, do diretor de Educação José Roberto Corrêa Saglietti, dos profissionais do magistério da rede municipal, estadual, privada e dos alunos e professores do ensino superior do IMES.
A abertura da cerimônia teve a apresentação do coral infanto-juvenil regido pela professora Vera Stradiotto da E.E Prof. Francisco de Oliveira Faraco que abrilhantou o evento.
A construção do currículo teve início no ano de 2019, com encontros formativos de diretores, coordenadores, professores, profissionais da educação, representantes das escolas privadas, crianças, pais e comunidade. O documento, reforça o aspecto democrático ao envolver a produção coletiva de toda comunidade educativa para um bem comum e objetiva elevar a qualidade da educação do município. O Currículo na sua versão digital, divide-se em dois documentos, Educação Infantil (189 páginas) e Ensino Fundamental (782 páginas) anos iniciais, disponibilizado no site oficial da Prefeitura Municipal de São Manuel (www.sãomanuel.sp.gov.br).
Segundo o diretor da Educação, José Roberto Corrêa Saglietti, este ato é um momento muito especial para a educação de São Manuel, um marco histórico, pois criou-se um documento construído com a participação de todos os seguimentos da educação com o pressuposto pedagógico de incluir a história, os aspectos humanos, sociais e culturais da nossa comunidade, além de ser um instrumento que liga a escola e a família no caminho do desenvolvimento de um ensino de qualidade.
Assim, a construção do Currículo de São Manuel ratifica os princípios e fundamentos pedagógicos expressos no Currículo Paulista, e ao incorporá-los, considera a realidade local do nosso município, contextualizando as nossas necessidades e especificidades como: as riquezas materiais, naturais, culturais e artísticas. “É com imenso orgulho portanto, que oferecemos a nossa comunidade escolar, este instrumento-guia para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e esperamos que, por seu conceito dinâmico, seja não só aplicado, mas também constantemente aberto para incorporar novas tecnologias, inovações e propostas que mantenham vivo o Currículo de São Manuel”, disse Beto Saglietti.
O prefeito Ricardo Salaro, fez considerações sobre a elaboração do novo currículo: “aprender e ensinar são duas coisas que fazemos a todos os momentos da vida. É através deste processo que, de geração em geração, perpetuamos nossa cultura, mantendo e ampliando o patrimônio cultural e aprimorando, no plano individual, a personalidade dos nossos estudantes. O novo currículo, inclui no seu bojo as questões relativas a cultura e história local, trata-se de uma “inovação” para a educação do município, fruto do esforço conjunto dos profissionais da educação, que de forma brilhante se dedicaram a construir este documento, que mais que um currículo, se caracteriza como um “projeto de futuro”, que seguramente contribuirá para o avanço da educação no município e para a formação do cidadão são-manuelense”.