Dentro do Projeto " Educação Ambiental Sintrópica", desenvolvido em parceria entre a UNESP, Prefeitura Municipal e financiado pela FAPESP em escolas de São Manuel, a “Augusto Reis” conta com uma horta, cultivada em estufa, um miniestação meteorológica que foram financiados pela Fundação Rotária através do Rotary Club de São Manuel Paraiso, em parceria com a empresa Multiverde e demais empresas colaboradoras do Município, sendo um trabalho conjunto da comunidade rotária, para atender os alunos da rede pública de ensino.
O Projeto idealizado em conjunto com a EMEF Dr. Augusto Reis instalado no mês de maio deste ano, trouxe uma nova dinâmica e complementação do trabalho pedagógico transdisciplinar, permitindo que os conhecimentos socialmente construídos pela humanidade sejam apresentados aos estudantes, através da prática reflexiva pedagógica: observação - ação - análise, também valorizando os ciclos naturais da vida e a alimentação saudável. Além disso, permite que a comunidade escolar em geral se beneficie dos conhecimentos gerados pelas observações diárias como cálculos de temperatura e chuva - mensal e anual, bem como dos compostos produzidos pela composteira que também está associada ao projeto e que contribui para o uso das cascas descartadas durante a produção da merenda escolar. O projeto também valoriza o uso da água da chuva através de um pequeno reservatório. Os pais dos alunos também estão integrados no Projeto, sendo que um deles deu apoio técnico para a sua implantação que foi fundamental para o sucesso do trabalho.
“Temos desenvolvidos esses projetos de educação ambiental em nossas escolas da rede municipal, destacando a EMEF Zigomar Augusto, “Walter Carrer” que possui uma horta com 700 mudas, e Augusto Reis, onde todos os alunos participaram do plantio e cuidam da manutenção diária da mesma. O objetivo deste projeto é formar cidadãos conscientes com o planeta e com a alimentação”, explica o diretor Beto Saglietti.
Durante a manhã desta segunda-feira (22), o prefeito Ricardo Salaro ao lado do diretor de Educação Beto Saglietti, Jo Fuim (Gabinete) e Tony Forti (Comunicação), visitaram as instalações da horta cultivada em estufa e puderam verificar a beleza das hortaliças e também todo o Projeto financiado através do Rotary Club Paraiso de São Manuel.
“Esse Projeto desenvolvido aqui na escola “Augusto Reis” e demais escolas pelos parceiros da Diretoria de Educação, são importantes e auxiliam na educação ambiental e alimentar de nossos alunos. Tudo muito bem cuidado, com carinho e dedicação. Todo Projeto que dá certo, deve ser estendido as demais escolas e é isso que o professor Beto está fazendo, nos deixando plenamente satisfeitos com os resultados obtidos”, disse o prefeito Salaro.