05 AGO 2022
16 anos da Lei Maria da Penha é comemorado em evento com grande público no Teatro Municipal.

Na tarde desta sexta-feira (5), a Diretoria de Segurança e Trânsito comandada pelo Dr. Adjair de Campos realizou através da Patrulha Maria da Penha, um evento no teatro municipal “Alberto Pampado”, para comemorar os 16 anos da implantação da Lei Maria da Penha.
Estiveram presentes ao evento, o prefeito Ricardo Salaro, acompanhado da vice-prefeita Márcia de Oliveira, dos diretores municipais Dr. Adjair de Campos (Segurança e Trânsito) Jo Fuim (Gabinete), Lilian Fusco (Promoção Social), Patrícia Rossanesi (Saúde) e Tony Forti (Comunicação), Antonio Benetti Junior (Presidente da Câmara), Delegada Dr. Ana Carolina de Brito,  responsável pela Delegacia da Mulher, Dr. José Eduardo, novo Delegado titular do Município, Tenente Luís Felipe, Comandante da 2ª. Cia da PM de São Manuel,  Comandante Wagner Camargo da GCM de São Manuel, integrantes das GCMs dos Municípios de Botucatu, Itatinga, representantes do Conselho da Mulher, Casa Santa Maria, CREAS, projeto Girasonhos, Diretoria da OAB, projeto Criança Feliz, Voluntárias do Grupo do Câncer, integrantes do Projeto “Celia Zenir” do Lar Anália Franco que mantem um convênio firmado de fortalecimento de vínculos com a Diretoria Municipal da Promoção Social, professores e alunos da Escola Atílio Innocenti, Fernando Moura, idealizador do aplicativo ‘Está Acontecendo”, Carlos Prado da rádio Nova, dentre outros.
O evento teve apresentação inicial pelo protocolo do evento, comandado pelo diretor de Comunicação Tony Forti, de um breve relato sobre a criação da Lei Maria da Penha e suas modificações ocorridas.
Em seguida foi feita uma apresentação em vídeo com a declamação de um poema de cordel de Tião Simpatia, pela menina Janja Abreu.
Posteriormente foi apresentado aos presentes, os dados estatísticos com os atendimentos realizados pela Patrulha Maria da Penha desde a sua criação em 19/12/2019 até os dias atuais, que é comandada pelos GCMs Luciano e Simone, que explicaram a funcionalidade da mesma e a sua importância com relação a proteção das mulheres contra a violência doméstica no Município.
Sobre o aplicativo disponibilizado as mulheres vítimas de violência doméstica denominado de “Está Acontecendo”, o seu idealizador, Fernando Moura explicou a sua funcionalidade e como surgiu a ideia de criá-lo, para ser utilizado pelas vítimas atendidas pela Patrulha em São Manuel, que foi a primeira cidade do brasil, a colocar em prática esse serviço.
O Diretor de Segurança e Trânsito, Dr. Adjair de Campos fez questão de elogiar a atuação dos GCMs responsáveis pela Patrulha Maria da Penha, Simone e Luciano e também agradeceu ao prefeito Salaro, por entender a necessidade de sua criação, que vem proporcionando excelentes resultados no Município. “Em mulher não se bate de maneira alguma. Esse trabalho executado pela Patrulha Maria da Penha, envolve um trabalho integrado entre todas as forças de segurança do Município e ainda os serviços das Diretorias da Promoção Social e Saúde”, disse o Diretor.
Fez uso da palavra também o presidente da Câmara Antonio Benetti Junior que enalteceu o trabalho realizado pela Diretoria de Segurança e Trânsito do Município, parabenizando a iniciativa da criação e o funcionamento da Patrulha Maria da Penha na cidade.
O prefeito Ricardo Salaro falou sobre a importância da criação da Patrulha Maria da Penha no Município, que foi uma iniciativa do diretor de Segurança, Dr. Adjair de Campos. “A Patrulha Maria da Penha, muito bem conduzida pelos GCMs Simone e Luciano proporcionam um atendimento especial às mulheres vítimas de violência. Felizmente temos pessoas certas nos lugares certos, executando um excelente trabalho, que são a Simone e o Luciano. É lamentável que ainda temos que conviver com essa situação de violência doméstica, com a agressão física e verbal as mulheres. Mas fico feliz em saber que São Manuel foi a primeira cidade do Brasil a disponibilizar as mulheres esse aplicativo, tão bem idealizado pelo Fernando. O próximo passo, como política de governo integrada as forças de segurança do Município, será transformar a Patrulha em uma especificidade da GCM, através de uma Lei Municipal, que estaremos enviando para a Câmara Municipal”, disse o prefeito.
O grupo de dança do projeto “Célia Zenir” do Lar Anália Franco, que mantem um projeto de fortalecimento de vínculos com a Diretoria Municipal da Promoção Social, sob a batuta dos professores Jorge Petrin e Lindomar, também se apresentaram no evento em homenagem aos 16 anos da lei Maria da Penha.
Ao final do evento, os GCMs Simone e Luciano, receberam dois bonecos fantoches, simbolizando a Simoneka e o Lucianeko, confeccionados pelo radialista Carlos Prado, que é um admirador do trabalho executado pela Patrulha Maria da Penha no Município.