Neste sábado (30) das 8 às 17 horas aconteceu na Etec Dona Sebastiana de Barros (Colégio Agrícola), o I Evento Técnico Comemorativo do Dia do Agricultor de São Manuel (que é comemorado no dia 28 julho).
A organização do evento, que foi gratuito, esteve sob a coordenação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Manuel, presidido por Valter Fontes Cardoso e contou ainda com as participações, da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de São Manuel, SENAR, Sindicato Rural de São Manuel, SEBRAE, CATI e Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
O prefeito Ricardo Salaro acompanhado de Junior Cella (Diretor de Agricultura e Meio Ambiente), Michael Alves (Presidente da Defesa Civil Municipal), e Arnaldo Catalan (Diretor de Cultura) esteve prestigiando o evento.
A programação do evento contou com palestras significativas, sendo a primeira delas ministrada pelo engenheiro agrônomo e Assistente de Planejamento, Marcelo Leonardo, que trabalha na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), regional de Botucatu que é um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O engenheiro Marcelo Leonardo é o responsável pelas questões envolvendo o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e PRA (Programa de Regularização Ambiental), que versa sobre os 20% da reserva legal e as APPs- Áreas de Preservação Permanente; assuntos que foram abordados em sua palestra.
A segunda palestra ficou a cargo de Geovani Almeida Simões, que é do RH do Sindicato Rural de São Manuel. Ele abordou as questões previdenciárias, envolvendo benefícios, acessos e vínculos do trabalhador rural.
A última palestra do dia ficou a cargo do médico veterinário Carlos Scremin, responsável pelo SIM-Sistema de Inspeção Municipal de São Manuel, que falou sobre o funcionamento do órgão e quais as vantagens de adesão a ele, por parte dos produtores rurais, agregando valores aos seus produtos.
O prefeito Ricardo Salaro elogiou a iniciativa do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Manuel, presidido por Valter Fontes Cardoso. “Esse evento serviu para demonstrar o quanto é importante ter um agronegócio forte, pujante, que produz a maior riqueza para o ser humano, que são os alimentos que ele necessita para a sua subsistência. Sem a participação efetiva do produtor rural, do homem do campo, isso não seria possível. A Administração Municipal através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente será sempre parceira dos produtores rurais e está de portas abertas para ajudá-los naquilo que for preciso”, disse o prefeito.
O diretor de Agricultura e Meio Ambiente também fez questão de elogiar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e demais entidades organizadoras do evento e ainda os servidores municipais que ajudaram na organização: Fernanda, Josué, Dayana, Natália, Gustavo e Dalva.” Estão todos de parabéns e espero que esse evento se repita mais vezes, para que as questões do agronegócio estejam sempre sendo debatidas em nosso Município”, disse Cella.
Durante a parte da tarde do evento, os presentes puderam trocar experiências, visitar os stands e ainda ouvirem a moda sertaneja, que contou com a participação dos alunos dos cursos de violão e guitarra que são oferecidos pela Diretoria de Cultura.