Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de São Manuel - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Notícias
JUN
27
27 JUN 2022
EDUCAÇÃO
PROJETO REALIZADO PELA EQUIPE DA EMEF “MILTON MONTI” VISA MINIMIZAR SITUAÇÕES DE BULLYING E AGRESSÕES
receba notícias

As consequências trazidas pela pandemia agravaram a aprendizagem dos estudantes, e também o emocional. Após o retorno presencial, observou-se uma maior dificuldade de convivência, surgiram conflitos, brigas e muitas crises de ansiedade entre os estudantes, principalmente nos 5º anos do ensino fundamental I.

Pensando em minimizar essa situação, a equipe gestora da E.M.E.F. “Milton Monti”, após deparar-se com casos recorrentes de agressões físicas e verbais resolveu implantar juntamente com a assistente social escolar do município, Larissa Beatriz Soares, um projeto que utiliza situações cotidianas para levá-los a refletir sobre suas atitudes, visando conscientização e mudanças relevantes no atual cenário. 

O objetivo é conceituar o tema e conscientizar sobre as consequências destes atos. Os encontros serão realizados semanalmente, sendo 6 encontros, onde a mediador do projeto irá utilizar metodologias ativas, conhecimentos prévios e situações corriqueiras entre as turmas. O projeto está sendo desenvolvido inicialmente com alguns estudantes que vêm apresentando fragilidade emocional e dificuldades de convivência.

A criança que pratica bullying, o agressor, muitas vezes não tem recursos emocionais para lidar com o que sente, e quem sofre não tem coragem de falar e pedir ajuda. A vítima se sujeita a esta situação porque acha que, ao ficar quieto um dia aquilo vai parar. Faz-se então necessário criar estratégias diversificadas para melhorar o clima escolar e favorecer a recomposição de aprendizagens.