O prefeito Ricardo Salaro acompanhado do Diretor de Comunicação, Tony Forti, visitou nesta manhã (15) a estação de tratamento de água (ETA) da Sabesp, que fica localizada na Rua Dr. Julio de Faria, ao lado da 2a. CIA da Polícia Militar.
O prefeito municipal foi recebido pelo gerente técnico da Sabesp local, Nilzo Rene Fumes e pela encarregada de produção Andressa Sales de Lima.
A estação de tratamento de água passa por reformas no sentido de melhorar ainda mais a qualidade de água ofertada aos são-manuelenses.
O gerente Nilzo Fumes explicou que a Sabesp faz a captação de águas superficiais em três pontos da cidade: ao lado da área do Gallerani, localizado na vicinal Dr. Nilo Lisboa Chavasco, no Horto Florestal e no Corrego Pimenta, localizado na Fazenda Experimental da Unesp, que recebe o tratamento na ETA para ser distribuída à população. Dentro de pouco tempo terá também 6 poços perfurados no Município.
“ Para aumentar a nossa capacidade e deixarmos a população mais tranquila com relação ao fornecimento de água, estamos concluindo a instalação do Poço 5 na vicinal Nilo Lisboa Chavasco ao lado da captação da área do Gallerani que terá a produção de 18 litros por segundo e ainda construiremos o Poço 6 ,que será instalado dentro da área da escola estadual Dona Sebastiana de Barros (Colégio Agrícola). Captamos essa água, que recebe a dosagem ideal de flúor e distribuímos a população” , explicou o gerente da Sabesp.
A encarregada de produção Andressa Lima explicou que a capacidade de distribuição total de água para a população do Município gira em torno de 100 litros por segundo. “Estamos melhorando as instalações de nossa ETA para continuarmos ofertando um produto de qualidade à população”, disse Andressa.
Também outro assunto importante destacado pelo gerente Fumes foi com relação a ampliação da rede de esgoto em 5 Km. “Estamos também cuidando da nossa ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, trabalhando para ampliar em 5 Km a rede de esgoto e erradicar as ligações clandestinas”,explicou.
O prefeito Ricardo Salaro elogiou os trabalhos e os investimentos realizados pela concessionária no Município. “A Sabesp vem trabalhando bastante e em conjunto com a Administração Municipal, visando sempre prestar um serviço de qualidade à nossa população. Recentemente detectamos 38 ligações de esgoto clandestinas no distrito de Aparecida de São Manuel, que estavam contaminando o córrego Água da Rosa e realizamos uma ação conjunta para sanarmos o problema”, disse o prefeito.
A Sabesp possui no Município duas estações de tratamento de esgoto: uma na cidade, localizada próximo ao antigo Matadouro e outra no Distrito de Aparecida de São Manuel.