A Diretoria Municipal de Saúde vem realizando nas salas de espera de suas Unidades, palestras rápidas a fim de orientar a população sobre diversos assuntos relacionados com a sua saúde no dia-a-dia.
Na manhã desta terça-feira (7) na sala de espera da policlínica de especialidades “Dr. Plínio Aristides Targa Filho” uma estagiária de psicologia falou as pessoas que estavam a espera do atendimento agendado sobre a importância da vacinação com o ciclo completo, a fim de evitar complicações futuras e também sobre os efeitos causados pela pandemia no cotidiano da população.
Segunda dose adicional está liberada para as pessoas a partir dos 50 anos e profissionais de saúde.
A aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (ou quarta dose) para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde adultos, independentemente da idade, começou na última segunda-feira (6) em São Manuel.
Segundo o Ministério da Saúde podem ser usadas as vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca, independentemente, da dose aplicada anteriormente.
A Diretoria Municipal de Saúde já havia liberado a aplicação da dose adicional contra a covid-19 para os adolescentes a partir dos 12 até os 17 anos, seguindo orientação do documento técnico nº 37, do Ministério da Saúde.
"O reforço é necessário diante do aumento das contaminações e internações de pacientes com o Codiv-19", explicou a diretora de Saúde Patrícia Rossanesi.
A dose adicional deverá ser administrada após quatro meses da segunda dose do esquema vacinal.
Locais da vacinação
As vacinas estão sendo aplicadas nos Postos de Saúde do jardim Santa Mônica e Vila Rica de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas e na Policlínica de Especialidades também de 2a. a sexta-feira das 8 às 19 horas. Crianças com idade até 11 anos podem ser imunizadas somente nas Unidades de Saúde da Cohab I e Postão (CSII).
Lembrando que as mesmas Unidades de Saúde seguem aplicando as demais doses anteriormente liberadas.
Influenza
A vacina contra a gripe (Influenza) está liberada para a população em geral, com 6 meses ou mais de idade.
As pessoas podem ser dirigir ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência, dentro do horário de expediente, de 2a. a 6a. feira, para ser imunizada contra a gripe.