Durante a live semanal realizada nesta sexta-feira (3) pela Diretoria de Comunicação, com as participações do prefeito Ricardo Salaro e da Diretora de Saúde, Patrícia Rossanesi, um dos principais assuntos tratados foi o absenteísmo (deixar de comparecer!) nas consultas e exames agendados, em toda a rede municipal de saúde.
Para que a população possa ter conhecimento, no primeiro quadrimestre de 2022, deixaram de comparecer nas consultas agendadas pelos cirurgiões dentistas, 41% das pessoas; com os enfermeiros 32% das pessoas, com médicos, 30% não compareceram e com os demais profissionais que fazem atendimentos referenciados, 28% faltaram. Na média, essa falta de comparecimento representa 32% de pessoas, que tinham algum tipo de atendimento agendado e não compareceu.
Esses números fazem com que as pessoas que precisam do atendimento esperem mais tempo do que o necessário, já que aqueles que faltaram, tiraram o direito daqueles que precisam de consultas e exames.
Diante dessa situação que também acontece com os atendimentos agendados na Unesp e no AME, a Administração Municipal, através da Diretoria de Saúde, mudou o protocolo que vinha adotando.
“Quem não comparecer a consulta ou a um exame ou até mesmo a um atendimento agendado e não apresentar uma justificativa plausível, irá ter que retornar a Unidade Básica de Saúde e iniciar todo o processo de atendimento, começando do zero novamente. Essas pessoas não irão mais para o final da fila e sim terão que retornar a Unidade Básica, se quiserem ser atendidas. Dessa maneira esperamos diminuir esse absenteísmo, que nos preocupa”, disse Patrícia Rossanesi.
Durante a live outros assuntos importantes com relação ao atendimento na saúde também foram abordados, como a reposição de médicos nos Postos de Saúde “Dr. Raphael Lhamas Franco” no CDHU I e “Manoel Augusto Felzzener”, na vila Rica, que foram contratados e dentro dos próximos dias começarão o atendimento.
A Diretora de Saúde também falou sobre a contratação de exames para suprir a demanda reprimida, como a de mamografia, onde foram contratados 500 exames, que estão sendo realizados na Casa da Mama em Botucatu, sendo 10 exames por semana; exames na área de oftalmatologia, que foram realizados pela Unesp, atendendo aproximadamente 200 pessoas; exames de ultrasonografia que estão sendo realizados, de tomografia e raio-X no hospital local, dentre outros.
Com relação a dengue(atualizados somam 94 nesta sexta-feira), o prefeito Salaro disse que os serviços de zeladoria estão sendo realizados de forma constante na cidade e que a população precisa colaborar e não jogar lixo em terrenos baldios e ainda deixar água acumulada em vasilhas, que é o lugar onde as larvas do mosquito se desenvolvem.
A Diretora de Saúde complementou dizendo que a equipe do Controle de Endemias, segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e vem intensificando a nebulização em locais onde existem mais casos de dengue no Município e está orientando os moradores.
Com relação a vacinação contra a gripe (Influenza) ela está liberada para a população com idade inicial de 6 meses e contra a Covid, a dose de reforço para os adolescentes com idade entre 12 a 17 anos e ainda a quarta dose, para pessoas com idade acima de 60 anos. Essas vacinações vem acontecendo nas Unidades de Saúde em seus respectivos horários de funcionamento e na Policlínica (somente contra Covid) de segunda à sexta-feira, até as 19 horas. Ainda não existe por parte da Secretaria Estadual de Saúde a informação sobre a liberação da quarta dose para as pessoas com idade inferior a 60 anos.
Quem quiser assistir a live ocorrida nesta sexta-feira, com as participações do prefeito Ricardo Salaro e da Diretora de Saúde, Patrícia Rossanesi é só clicar no link: https://fb.watch/dpVydd4i3N/