09 MAI 2022
PREFEITO INICIOU OS PAGAMENTOS DAS EMENDAS IMPOSITIVAS APRESENTADAS PELOS VEREADORES.
Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (9) em seu gabinete, o prefeito Ricardo Salaro, ao lado da vice-prefeita Marcia Oliveira e dos diretores da Promoção Social Lilian Fusco, do Gabinete Jô Fuim e da Comunicação, Tony Forti, iniciou os pagamentos das emendas impositivas apresentadas pelos Vereadores, para o exercício de 2022.
Pela primeira vez, o pagamento das emendas parlamentares impositivas será pago em São Manuel pela Administração Municipal. No ano passado foi apresentada e aprovada na Câmara Municipal uma Proposta de Emenda a Lei Orgânica do Município (LOM nº 31/2021) que permitiu aos Vereadores apresentarem emendas impositivas, que constaram do Orçamento Municipal e serão pagas pelo Executivo.
Cada Vereador pode indicar quando da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) R$ 110 mil reais, sendo 50% deste valor (R$ 55 mil), obrigatoriamente destinada à Saúde. O valor total das emendas é definido em Lei e corresponde a 1,2 % da receita líquida do ano anterior a elaboração do orçamento.
As primeiras entidades a receberam as emendas impositivas foram: a Comunidade Casa Pio no valor de R$ 95.000,00, sendo destinadas pelo vereadores Ailton Morrão, Charles Ribeiro, Paulo Zaparolli e Ricardo Motorista (R$ 10 mil reais cada) e outra de R$ 55.000,00 destinada pelo presidente Benetti; o Grupo do Câncer recebeu uma emenda destinada pela vereadora Hionita Peres, no valor de R$- 55.000,00.
Na reunião estiveram presentes ainda, o presidente da Câmara, Antonio Benetti Junior, acompanhado dos vereadores Airton Morrão, Paulo Zaparolli, Hionita Peres e Charles Ribeiro. Representando as entidades estiveram Anadir e Paulo Vernini (Casa Pio) e João Vitor (Grupo do Câncer).
“Hoje estamos pagando as primeiras emendas impositivas as nossas entidades que muito nos ajudam na complementação do trabalho em prol das pessoas que necessitam em nosso Município. Iremos, dentro de um cronograma estabelecido ir liberando esses recursos as nossas entidades, que no final irão somar R$ 1.430.000,00; beneficiando assim todas as que foram contempladas pelos membros do legislativo municipal.  Para nós, as entidades complementam os serviços que a Administração Municipal não é capaz de fazer. ”, disse o prefeito Salaro.
A vereadora Hionita Peres fez questão de dizer que todas as entidades são importantes sendo difícil a escolha, mas que a destinação da sua emenda ao Grupo do Câncer, teve caráter pessoal, com a dor que sentiu e as dificuldades vividas pelas pessoas que contraem a doença. “Foi uma maneira que encontrei de retribuir todo o trabalho que é prestado pela entidade”, disse a vereadora.
O vereador Charles Ribeiro disse que as emendas impositivas irão deixar um legado do legislativo ao Município. “No meu caso, a destinação a Casa Pio foi um agradecimento pelo trabalho que poucos aceitam que é o de resgatar a dignidade humana”, disse Charles.
O presidente Benetti destinou também a Casa Pio a sua emenda, lembrando que a entidade “realiza um trabalho de resgatar quem esta na sarjeta”.
O vereador Morrão agradeceu a oportunidade e disse que “falta um pouco da sensibilidade das pessoas em conhecer melhor a fundo o trabalho realizado pelas entidades, que não são um problema e sim a solução para muitos”, disse o vereador.
Paulo Zaparolli parabenizou o executivo municipal e o trabalho realizado por todas as entidades. “Tenho certeza que irão usar os recursos recebidos da melhor maneira possível” disse Zaparolli.
Também falaram na oportunidade, a diretora da Promoção Social, Lilian Fusco e a vice-prefeita Marcia Oliveira. Para a diretora, o trabalho realizado pelas duas entidades é espetacular. “É um trabalho que poucos se dispõe a realizar e tenho certeza que o dinheiro será muito bem utilizado e parabenizo os vereadores pelas indicações”, disse Lilian.
A vice-prefeito Márcia Oliveira destacou que as indicações dos vereadores foram pertinentes e vem de encontro as necessidades das entidades, que ela acompanha há muitos anos. “Tenho um carinho muito grande pelas entidades e sei que mesmo existindo a resistência de alguns, nada impediu que as elas pudessem realizar o seu trabalho”, disse Márcia.
Também falaram Anadir pela Casa Pio, agradecendo a todos os envolvidos, executivo e legislativo e reafirmando que realmente “falta conhecimento das pessoas quanto ao trabalho que é realizado pelas entidades, onde nós assistimos que a cada dia cresce a situação de rua e temos que acudir a quem precisa. Por isso agradecemos a todos pela ajuda financeira bem vinda”.
Falando em nome do grupo do Câncer, João Vitor disse que a palavra era de “gratidão” a todos e que o trabalho é difícil, mas gratificante.
No total foram indicadas pelos vereadores 56 emendas, que irão beneficiar 9 entidades do Município e, também a própria Prefeitura Municipal neste ano de 2022. O valor total das emendas somam R$ 1.430.000,00 e nesta segunda-feira foram liberados as primeiras emendas, no valor total de R$ 150.000,00.