09 MAI 2022
CAPS REALIZA ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL
Nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, nas dependências do Teatro Municipal, a equipe do CAPS, com o apoio da Administração Municipal de São Manuel, através da Diretoria de saúde e O.S.S. Pirangi, realiza o I Encontro de Saúde Mental, avordando o tema: "Reflexões sobre Práticas e Saberes: do percurso histórico aos dias dias atuais". O evento pode ser acompanhado por toda a população interessada.
O mês de maio marca em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial datado em 18/05, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Impulsionados pela Constituição de 1988 e pela criação do SUS (Sistema Único de Saúde), os movimentos nacionais e seus apoiadores fizeram avançar ações práticas de cuidado em liberdade sob o lema “POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”. Entre elas, as primeiras experiências regionais bem sucedidas de atendimento psicossocial de base comunitária que inspiraram, ainda nos anos 80, a formulação – e posterior aprovação – da “Lei da Reforma Psiquiátrica”.

Dessa forma, estabeleceu-se, entre outras garantias, que a pessoa com transtorno mental, “sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos e gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno (…)”, deve ser “tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.

O município de São Manuel através da instituição das RAPS - Rede de Atenção Psicossocial, implanta em abril de 2014, um Ambulatório de Saúde Mental, em anexo a uma Estratégia Saúde da Família que compõe a Atenção Básica para que pudéssemos dispensar a atenção devida aos munícipes que até então, eram atendidos em equipamentos de saúde mental estaduais, onde inicialmente, tínhamos uma equipe mínima composta por 1 psiquiatra, 1 enfermeiro, 1 psicólogo e 1 assistente social.
Em abril de 2018, o trabalho ganha novos contornos com a implantação do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial em espaço próprio e aumento significativo da equipe que hoje comporta: 3 psiquiatras, 3 clínicos, 2 enfermeiras, 2 técnicas em enfermagem, 1 administrativo, 1 terapeuta ocupacional, 2 psicólogos e 2 assistentes sociais.
Para maior entendimento do tema e toda a sua contextualização, essa noite contará com as participações de três profissionais que partilharão seus conhecimentos com todos os presentes.
São eles: Dr. Vinícius Gerdullo Ruiz, médico psiquiatra; Dr. Márcio Pinheiro Machado, psicólogo e Dr. Marco Aurélio Vitale Micheletto, advogado.