No dia 21 de março de 2022 (segunda-feira), os funcionários do Setor de Merenda Escolar depararam-se com a porta da câmara de congelamento aberta e todas as carnes armazenadas em estado de descongelamento. Tudo indica, que deve ter ocorrido falha no fornecimento de energia elétrica no final de semana (19 e 20 de março) e diante do descongelamento, o empilhamento de caixas pode ter desmoronado e acionado a trava interna da porta, motivo pelo qual a mesma foi encontrada escancaradamente aberta.
A Vigilância Sanitária e a Diretoria de Meio Ambiente foram acionados e constataram que, em razão da probabilidade de as carnes estarem 48 horas sem refrigeração, toda a carne estava imprópria para o consumo. Desta forma, o material será descartado no aterro sanitário do município. Os produtos cárneos que estavam armazenados eram suficientes para aproximadamente 2 dias de merenda para o abastecimento de 25 unidades escolares do Município.
Não é conduta do setor de merenda escolar, manter grandes quantidades de produtos cárneos estocados por muito tempo. Diante do ocorrido, o Setor de Merenda Escolar já está providenciando a compra de novos produtos de maneira a não comprometer o atendimento aos estudantes da Rede Pública de Ensino.
Ressaltamos que a Administração Pública, por meio do Setor de Merenda Escolar trabalha com transparência e precaução quanto a todos os gêneros alimentícios adquiridos pelo poder público para a alimentação dos alunos da rede pública de ensino.