PROJETO ENFRENTAR, QUE OFERECE APOIO PSICOSSOCIAL A FAMÍLIAS COM VÍTIMAS FATAIS PELA COVID-19, ENTRA NA 2ª FASE DE TRABALHOS
O Projeto Enfrentar, idealizado pela Prefeitura de São Manuel através da Diretoria de Promoção Social e executado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferece desde o mês de Dezembro de 2021 apoio psicossocial às mais de 150 famílias que perderam ao menos um ente querido para a Covid-19 em nosso município.
A equipe do projeto, liderada pela Diretora de Promoção Social, Lílian Tedesco Fusco, é composta pelas psicólogas Camila Queiroz e Maria Júlia Martielo e pelas assistentes sociais Rosana Xavier e Juliana Santos. As profissionais, em duplas interdisciplinares, realizam visitas domiciliares sistemáticas às famílias elegíveis, visando promover a oferta de apoio psicossocial, sobretudo, para a superação do luto vivenciado pela perda de um familiar em decorrência do Coronavírus.
PRIMEIRA FASE DO PROJETO
Em sua primeira etapa, o Projeto Enfrentar, através de sua equipe técnica, promoveu a busca ativa de todas as famílias elegíveis, realizando visitas domiciliares com o objetivo de identificar e qualificar tais núcleos familiares.
“Dezenas de famílias já foram identificadas e devidamente qualificadas, mas ainda existe um certo número que, em decorrência de fatores diversos, entrarão na busca ativa da segunda etapa”, destaca a Diretora de Promoção Social, Lílian Tedesco Fusco. “Infelizmente, em decorrência de residirem em casas de aluguel, por exemplo, muitas famílias mudaram-se de endereço, o que representou um desafio a mais na identificação e qualificação das mesmas”, reforçou Lílian.
A equipe, sempre que não localizou alguma das famílias elegíveis, deixou uma carta com uma breve descrição do projeto e com os contatos da unidade CREAS para posterior contato, método este que rendeu diversos retornos e possibilitou o posterior contato com as famílias.
SEGUNDA FASE TEM INÍCIO
A segunda etapa do Projeto Enfrentar terá duas finalidades essenciais. A primeira delas visa iniciar, de forma sistemática e com prévio agendamento, as intervenções propriamente ditas, criterizando a periodicidade das visitas domiciliares a partir de uma triagem que elencará os casos de maior ou menor urgência.
A segunda finalidade desta etapa é realizar um rescaldo para a identificação de famílias ainda não localizadas durante a primeira fase. Para isso, as equipes atuarão, inclusive, aos finais de semana, para acessar com maior comodidade os núcleos familiares com pessoas que, por exemplo, trabalham durante a semana.
“Nesta fase de rescaldo, nossa equipe busca ampliar o leque de famílias a serem acompanhadas, beneficiando assim o maior número possível de pessoas”, complementa a Diretora de Promoção Social.
As famílias que, porventura, ainda não receberam o contato da equipe do Projeto Enfrentar podem entrar em contato com o CREAS e agendar com a equipe técnica do projeto uma visita domiciliar através do telefone 3812.4400 – Ramal: 5001 (com Camila, Maria Júlia, Rosana ou Juliana).