30 DEZ 2021
SAÚDE
DEVIDO AO AUMENTO DE PESSOAS COM QUADROS RESPIRATÓRIOS, A PREFEITURA IRÁ REATIVAR A UNIDADE GRIPAL NO HOSPITAL LOCAL.
A Administração Municipal através da Diretoria de Saúde, devido ao aumento significativo das pessoas com quadros respiratórios, provocados pelo vírus da Influenza e ainda pelo Coronavírus, onde possivelmente a variante Ômicron já esteja contaminando as pessoas na região, resolveu reativar a Unidade Gripal que funcionou durante muitos meses no Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo. Isto deverá acontecer dentro dos próximos dias.
No último mês de novembro, o Município havia contabilizado apenas 4 casos positivos de Coronavírus.  Já em dezembro, até este dia 30, foram contabilizados 30 novos casos de Coronavírus e um grande número de pessoas vem procurando atendimento diário no Pronto Socorro  do nosso Hospital apresentando quadro gripal.
É importante salientar que as vacinas contra a Covid- 19 protegem as pessoas das complicações da doença, evitando casos graves, reduzindo assim os óbitos e as hospitalizações.
Diante desta situação, a Vigilância Epidemiológica do Município vem insistindo que as pessoas completem o ciclo vacinal com a segunda dose, e ainda aquelas que já estão elegíveis (tomaram a segunda dose há 4 meses) recebam a dose de reforço já disponível, sendo administrada no Poliesportivo.
A Diretoria de Saúde Informa que no momento, não tem a vacina da Influenza (Gripe) com a nova composição que contém o H3N2 (Darwin), causador dos inúmeros casos de gripe atualmente. Na vacina administrada em 2021 durante a campanha tínhamos na composição o H3N2 (Hong Kong).
O que está sendo utilizado em algumas cidades são as sobras das vacinas da Campanha da Influenza de 2021, já realizada e encerrada no nosso município.
A Vacina para Influenza de 2022 estará disponível para a Campanha de Influenza (Gripe) a ser realizada em meados de abril/ maio de 2022, já com a Cepa nova, conforme informações fornecidas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado.