Município iniciou Mapeamento para cadastrar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência
Por iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Município, que é presidido pela vice-prefeita Márcia Oliveira e com as parcerias do Conselho Municipal da Mulher, que é presidido pela Advogada Letícia Stamponi Nespeque e da Patrulha Maria da Penha, coordenada pela GCM Simone Parenti, iniciou-se nessa semana um cadastro de toda a rede de enfrentamento e também de atendimento as mulheres vítimas de violência.
A Rede de enfrentamento refere-se à atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando ao desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres, os seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência. De acordo com a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, essa rede tem por objetivos efetivar 4 eixos Combate, Prevenção, Assistência e Garantia de direitos; sendo composta por: agentes governamentais e não-governamentais formuladores, fiscalizadores e executores de políticas voltadas para as mulheres, serviços/programas voltados para a responsabilização dos agressores; universidades; órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela garantia de direitos e serviços especializados e não-especializados de atendimento às mulheres em situação de violência
Já a Rede de Atendimento faz referência ao conjunto de ações e serviços de diferentes setores (em especial, da assistência social, da justiça, da segurança pública e da saúde), que visam à ampliação e à melhoria da qualidade do atendimento, à identificação e ao encaminhamento adequados das mulheres em situação de violência e à integralidade e à humanização do atendimento.
“O objetivo do mapeamento além de identificar todas os recursos que o Município possui na luta contra a violência às mulheres e também para atender mulheres vitimizadas, busca analisar novas necessidades e integração da rede prestadora de apoio. Lembrando que na Agenda 2030 o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS ou Objetivo Global 5) diz respeito à igualdade de gênero e precisamos alcançá-la apoiando e empoderando todas as mulheres e meninas", disse Márcia Oliveira.
O Cadastro estará disponível para preenchimento através do Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexsBjE_pK4qMfs1TZLbgVUtKer8J5TkZnadacjhfdacAQEEw/viewform até o dia 15 de janeiro de 2022.
Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones, 38124400 Ramal 4418 (falar com Cátia).