12 NOV 2021
SAÚDE
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 CONTINUARÁ SENDO REALIZADA NO POLIESPORTIVO ATÉ O PRÓXIMO DIA 19

Vacinação não será feita nos dias 13 e 15 próximos

A Administração Municipal, através da Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde, resolveu continuar com a vacinação contra o Covid-19 no posto montado no poliesportivo, a princípio, até o próximo dia 19 de novembro.

A ideia inicial era que a partir do próximo dia 16 de novembro a vacinação passasse a ser feita na Policlínica de Especialidades “Dr. Plinio de Aristides Targa Filho” devido à baixa procura das pessoas que ainda têm que tomar a segunda dose, mas esta procura acabou aumentando nos últimos dias.

Com o aumento da procura pela vacinação por parte da população, a Diretoria de Saúde resolveu manter o posto no poliesportivo. Entretanto, a vacinação não será feita no próximo sábado, dia 13, e também no feriado do dia 15.

As pessoas que ainda irão tomar a segunda e a terceira dose e aquelas que ainda não receberam nenhuma imunização podem procurar o posto do poliesportivo, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Unidade Gripal

A Diretoria de Saúde, em conjunto com a direção clínica do Hospital da casa Pia São Vicente de Paulo, resolveu desativar o atendimento exclusivo para gripados no Pronto Atendimento que funcionava paralelamente ao Pronto Socorro. No local eram atendidos pacientes da Comarca, provenientes dos Municípios de São Manuel, Areiópolis e Pratânia.

A desativação dos serviços no PA se deu em razão da queda do número de casos positivos (há mais de 15 não é registrado nenhum caso positivo) no Município para casos de Covid-19.  O atendimento às pessoas que apresentarem um quadro gripal será feito nas próprias dependências onde funcionava a Unidade Gripal, porém, com acesso pelo Pronto Socorro Municipal, sem prejuízo ao paciente que procurar pelo serviço.

2ª e 3ª dose

A imunização com a segunda dose da vacina ainda vem preocupando a Vigilância Epidemiológica do Município. No total, encontram-se aproximadamente 3 mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose de 4,4 mil programadas, ou seja, mais de 68% estão atrasadas para completarem o ciclo vacinal com as duas doses.

Até o último dia 11, após levantamento realizado, foi constatado que dentre os jovens na faixa etária acima de 12 até os 30 anos de idade, havia aproximadamente 1,8 mil ainda para serem imunizados com a segunda dose. Isto pode ser em razão da mudança do prazo inicialmente estipulado para a imunização com a segunda dose, que passou de 28 para 21 dias. Também se encontram em atraso muitos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que tomaram as vacinas da Pfizer e AstraZeneca, que devem ser imunizados com a segunda dose, após o intervalo de 8 semanas.

A vacinação daqueles que tomaram a segunda dose da Coronavac tem intervalo de 28 dias, enquanto que a imunização com a terceira dose de reforço pode ser tomada por aquelas pessoas com mais de 60 anos de idade, profissionais de saúde e ainda imunossupressores, respeitando o intervalo de 6 meses após terem tomada a segunda dose.

Boletins

Os boletins da vacinação e ainda dos casos de Covid-19 registrados no Município que estavam sendo divulgados diariamente, a partir do próximo dia 12, serão divulgados semanalmente. Somente de forma excepcional serão divulgados boletins fora deste intervalo de tempo.