PREFEITURA INICIA OPERAÇÃO VERÃO COM AÇÕES INTEGRADAS PARA COMBATE A DENGUE E ESCORPIÕES
Na última semana, as equipes de Controle de Endemias da Diretoria de Saúde em conjunto com servidores da Diretoria de Gestão e Serviços estiveram realizando uma grande operação de combate ao aparecimento de escorpiões e em locais que poderão vir a se tornar possíveis criadouros de dengue, no jardim Santa Mônica e CDHU “José Maria Zanotel”, no distrito de Aparecida de São Manuel.
Esses dois bairros chamaram, em especial, a atenção da equipe de Controle de Endemias, pelo surgimento de um quantidade expressiva de escorpiões.
A equipe esteve no local e verificou que a principal causa do aparecimento dos animais peçonhentos se deu em razão da enorme quantidade de lixo acumulada nos bueiros e ainda em uma área verde do bairro. Esse lixo acumulado é proveniente das residências dos dois bairros, jogado pelos moradores, sem nenhuma justificativa, já que as coleta é feita de maneira normal e habitual pela Administração Municipal.
Foram retirados pela equipe de servidores da Diretoria de Gestão e Serviços, somente dos bueiros no jardim Santa Monica, dois caminhões de lixo doméstico, fora a limpeza da área verde, que também vem sendo utilizada de maneira irregular para o descarte do lixo.
A equipe do Controle de Endemias está realizando um trabalho especifico em cada residência dos dois bairros (Santa Mônica e CDHU III), falando da importância do destino final correto do lixo e ainda da limpeza dos terrenos das residências, a fim de evitar o aparecimento de escorpiões, baratas e ainda de casos de dengue, principalmente com a chegada do verão. Os proprietários dos quintais que se encontram sujos, com entulhos e mato alto, serão notificados para a limpeza e caso não a façam serão multados.
OUTROS BAIRROS
Segundo ainda o pessoal do Controle de Endemias não são só nesses bairros que estão aparecendo os escorpiões. As residências dos outros bairros da cidade também estão recebendo a visita desses animais peçonhentos e a população precisa colaborar com a limpeza dos terrenos e quintais, mantendo-os limpos de mato e entulhos e não jogando lixo nesses locais.
O prefeito Ricardo Salaro determinou que as Diretorias de Saúde, Gestão e Serviços, Obras e Agricultura e Meio Ambiente fiquem atentas e coloquem em prática a ‘Operação Verão”, dentro de um Programa Integrado, para conter possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e de animais peçonhentos, antecedendo os meses de maior criticidade de sua proliferação (fevereiro à maio).
Dentre essas ações que já estão sendo desenvolvidas estão a intensificação da fiscalização da limpeza de obras e terrenos baldios do Município, a execução constante do programa de zeladoria nos bairros, com limpeza de bueiros e áreas públicas institucionais, o controle e visitação domiciliar, no combate efetivo de quintais e terrenos sujos e acúmulos de restos de materiais de construção.
“O importante, além de planejarmos e executarmos todas essas ações, será imprescindível contamos com o apoio da população, pois, para combater à dengue e possuir uma ambiente livre de animais peçonhentos, necessitamos de uma cidade limpa, com quintais limpos, praças limpas e terrenos limpos. Essa é uma responsabilidade de todos, população e prefeitura” disse o prefeito Salaro.
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER
1- realizar a limpeza constante de terrenos e quintais, que abrigam restos de entulhos de construção, madeiras ou qualquer outro material, que possam acumular a presença de insetos;
2-Manter a casa limpa reforçando a vedação de frestas entre as portas, colocação de telas nos ralos de banheiros e pias, sacudir as roupas e sapatos para descobrir a possível presença dos insetos, manter os brinquedos das crianças em locais altos, fechar bem seus pontos de armazenagem de lixo (sacos, baldes, lixeiras, latões, caixas, tambores, entre outros); pois os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros insetos, como baratas, aranhas, cupins, grilos, formigas e até mesmo pequenos invertebrados;
3- Terrenos abandonados com mato e restos de construção são potenciais criadouros ou refúgios para escorpiões, como também de cobras e aranhas. Por isso, a orientação é para que a população não jogue restos de entulho e lixo nesses locais para evitar a proliferação;
4-Em caso de acidentes, lavar o ferimento com água e sabão e em seguida procurar imediatamente pronto socorro do Hospital, para acompanhar a evolução da picada. Se possível, levar o animal ou uma foto, para identificação da espécie, permitindo assim, uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.