21 OUT 2021
DIRETORIA DE SAÚDE DISPONIBILIZA EXAMES GRATUITOS DE MAMOGRAFIA EM CLÍNICA NA CIDADE DE JAU E ENCONTRA DIFICULDADES DAS MULHERES QUE ESTÃO FALTANDO AO AGENDAMENTO.
A Administração Municipal de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, através de processo licitatório, comprou exames de mamografia, cuja empresa contemplada foi uma clínica da cidade de Jau.
A Diretoria de Saúde está disponibilizando um ônibus, especialmente para o transporte das mulheres que agendam o exame nas Unidades de Saúde, para levá-las até a cidade de Jau; cerca de 25 pacientes por sábado.
O Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu está com a aparelhagem quebrada e o AME de Botucatu ainda não está fornecendo a quantidade de exames suficientes para atender a demanda reprimida, que se instalou, principalmente durante a pandemia.
Entretanto, as mulheres tem a oportunidade de realizar gratuitamente o importante exame de prevenção do câncer de mama, na clínica contratada em Jau, mas segundo a Diretoria de Saúde, ela está encontrando dificuldades e resistências das mulheres em aceitar a realizarem o exame na referida clínica, além disso, está ocorrendo um número expressivo de faltas daquelas pacientes que se comprometeram em realizar o exame.
Esse procedimento das mulheres está causando prejuízo a saúde das mesmas, além de prejuízo aos cofres públicos.
A Diretoria de Saúde pede compreensão e discernimento as mulheres, para que realizem o exame preventivo.  “É uma situação de anormalidade, ter que se dirigir até a cidade de Jau, mas tivemos que realizar essa licitação para a contratação dos serviços, para que as nossas mulheres não ficassem desamparadas, com relação a realização do exame precoce de prevenção ao câncer de mama.  Assim que o HC e o AME normalizarem a oferta, nós encaminharemos nossas pacientes a esses locais.  Mas o mais importante neste momento é que as mulheres aproveitem essa oferta e realizem o quanto antes o exame”, disse a diretora Patrícia Rossanesi.