21 SET 2021
  PROJETO CLUBE DA MATA (2021)
Projeto de formação de guias da natureza realiza atividade prática na Fazenda Experimental em São Manuel (SP) e se prepara para intervenções em escolas da rede pública de ensino
O projeto “Clube da Mata”, que desde 2018 realiza cursos de formação em Educação Ambiental para jovens da rede pública de São Manuel, realiza sua terceira edição no ano de 2021. Diferente de outras edições, neste ano, dentre os cursistas estão também professores da rede pública. Além de São Manuel, o Clube da Mata passou a receber alunos e professores do município de Botucatu (SP).
A parte teórica do curso, composta de encontros virtuais pela plataforma Google Meet, contou com diferentes palestrantes convidados a abordar as seguintes temáticas: Segurança alimentar, Compostagem, Ciência-Cidadã, Trilhas Interpretativas, Meditação e Yoga, Educação Ambiental Sintrópica, Qualidade da água, Observação de aves e Ecossistemas locais.
No dia 18/09/21 (sábado), os cursistas visitaram a Fazenda Experimental da Unesp para a realização das atividades práticas dos módulos de Observação de aves, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e Trilhas Interpretativas. As atividades se iniciaram às 8h e se encerraram às 17h, seguindo as normas de segurança necessárias para se manter o distanciamento social entre todos os envolvidos (monitores, cursistas e funcionários da Fazenda).
O dia teve início com a recepção dos cursistas, na presença dos monitores do Clube da Mata, do prefeito Ricardo Salaro e o secretário de educação José Roberto Corrêa Saglietti. Em seguida, os biólogos do projeto “Passarinhando”, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Mitiko Nishida e seus orientados. Os cursistas receberam binóculos e se dividiram em dois grupos para a realização das atividades. Após a observação de aves, o residente da Fazenda Experimental levou os cursistas para uma caminhada em alguns pontos da propriedade para a identificação de PANC.
Foi oferecido café da manhã, almoço e lanche da tarde para os cursistas. A alimentação e as profissionais da merenda foram disponibilizadas pela prefeitura do município de São Manuel.
Após o almoço, os cursistas vivenciaram a parte prática do módulo de Trilhas Interpretativas, organizado pelos monitores Igor Miras Thomé, Lucas de Souza Faciolla e Nijima Novello Rumenos. Nessa atividade, os cursistas percorreram a trilha preparada para estimular diferentes sentidos e estimular a reflexão da desconexão do ser humano com a natureza.
Encerrando as atividades, os cursistas participaram da “Oficina dos Sonhos” ministrada pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Spazziani, que tinha por objetivo levantar os desejos dos cursistas para si mesmos, para o mundo, e para o lugar onde estudam e/ou lecionam. A partir desse processo, foram estimulados a iniciar a elaboração de projetos escritos visando a continuidade das atividades do Clube da Mata.
Agora, a formação dos participantes do curso promovido pelo ‘Clube da Mata” caminha para a sua segunda etapa: atuar junto às escolas públicas, por meio de projetos de intervenção, levando em consideração o contexto de cada escola e a escolha por temáticas de interesse.
“Clube da Mata” é um projeto que conta com convênio estabelecido entre a prefeitura de São Manuel e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), fruto da parceria da Unesp (Instituto de Biociências – IBB e Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA). Também conta com apoio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Extensão – PROC e Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE).