A Prefeitura Municipal emitiu nesta terça (17) um novo Decreto Municipal, atualizando as diretrizes em consonância com o Plano São Paulo, no combate a pandemia do Covid-19.
Estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas e o uso da máscara continua obrigatório.
Também serão liberados os
eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos apenas
shows com público em pé, pistas de dança e
torcida em estádios de futebol,
que devem ser autorizados em 1º de novembro.
O que volta a funcionar sem restrição de horário?
- Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;
- Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;
- Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;
- Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;
- Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
- Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam autorizados a operar em qualquer horário.
O que continua proibido?
- Shows com público em pé;
- Pistas de dança (bailes e danceterias);
Parques estão liberados?
Sim. Os parques urbanos estaduais, municipais e unidades de conservação voltaram a funcionar em tempo integral em 1º de agosto. Cada parque terá seu horário de funcionamento estabelecido pela Prefeitura Municipal.
O uso da máscara ainda é obrigatório?
Sim. O uso da máscara continua sendo obrigatório no estado de São Paulo em todos os ambientes. Recomenda-se que o distanciamento social e os protocolos de higiene sejam mantidos.
É permitido circular à noite?
Sim. A restrição de circulação noturna ("toque de restrição"), que valia das 23h às 5h, foi suspensa em 1º de agosto em todo o estado. Com isso, a Prefeitura de São Paulo também suspendeu o rodízio noturno de veículos e voltou ao modelo tradicional.
A nova flexibilização vale para todo o estado?
Sim. A liberação total do comércio está autorizada para todos os 645 municípios do estado, mas as prefeituras têm autonomia para decidir adotar medidas mais duras.
A população já está imunizada?
Não completamente. De acordo com o Vacinômetro,
91% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a primeira dose no estado até a última segunda (16). Mas a aplicação da segunda dose ou da dose única atingiu apenas
28,2% da população adulta. Os adolescentes de 17 a 12 anos começam a ser imunizados de forma escalonada, à partir desta quarta-feira (18) no poliesportivo, das 9h às 15 horas. Para que a proteção seja eficaz, é necessário que o esquema vacinal esteja completo para um grande percentual da população. Mesmo após receber as duas doses, especialistas recomendam que uso de máscara e distanciamento sejam mantidos até que a transmissão do vírus caia consideravelmente.