Pesquisa realizada no Reino Unido pela Micro:bit Educational Foundation, agora, nas escolas do Brasil.
Em São Manuel a Administração Municipal através da Diretoria Municipal de Educação fez a inscrição da escola “Ida Innocenti Luizetto” onde os alunos irão ter o acesso a Educação 4.0 e irão aprender fazendo.
Trata-se de um novo conceito no aprendizado da educação onde os alunos poderão incrementar seus conhecimentos se utilizando da tecnologia da computação, visando aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Neste sentido a Diretoria de Educação adquiriu recentemente 53 novos computadores que irão servir para aumentar o parque tecnológico da informação nas escolas, renovando inclusive parte dos equipamentos que se encontrava com muitos anos de uso.
O uso da informática é um complemento importante utilizado pelos professores da rede municipal de ensino e estão instalados nas escolas municipais.
O diretor de Educação Beto Saglietti confirma que uma série de novos investimentos estão programados para acontecer nas escolas e creches municipais durante esse ano de 2019. “Estamos iniciando o processo de implantação de tecnologia da informação em todas as nossas escolas para que todos os nossos alunos possam ter acesso e utilizem a informática com instrumento de complementação do aprendizado”, disse Saglietti.
O projeto foi iniciado na manhã desta segunda-feira, dia 6, com as presenças do prefeito Ricardo Salaro e do diretor de Educação, Beto Saglietti.
O prefeito Salaro garantiu que os investimentos na educação têm preferência em sua administração. “O conhecimento é a única coisa que levamos para o resto de nossas vidas. Vamos continuar investindo para que possamos melhorar a cada dia que passa a educação em nossa cidade. Vamos continuar investindo em tecnologias, em aperfeiçoamento, na capacitação de nossos educadores e funcionários e em nossos alunos”, disse satisfeito o prefeito, com o início do projeto revolucionário.
A Educação começa a responder às necessidades da “Indústria 4.0” ou, da também chamada, “Quarta Revolução Industrial”, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria. Na Educação 4.0 o aluno torna-se o protagonista, ou seja, as atividades realizadas evidenciam sua autonomia e responsabilidade perante suas ações.
As necessidades e objetivos da Educação 4.0 baseiam-se no conceito de Learning by doing, ou seja, “Aprender fazendo”. Este conceito traz a idéia de que, quem está na escola hoje, vai aprender coisas diferentes, de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’ mão na massa’’.
Pensando neste momento em que se faz tão urgente aprimorar e desenvolver as futuras gerações, foi criado o Programa Inventura Experience, desenvolvido em parceria com a Micro:bit Educational Foundation: organização sem fins lucrativos que tem a missão de inspirar alunos de todo mundo a criar o seu melhor futuro digital. Sua sede fica na Inglaterra, onde lançou o BBC micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável, que possibilita infinitas criações. A programação da placa é baseada em blocos, método que desafia o aluno a usar uma seqüência lógica para resolver problemas ou executar ações.
A fundação conduziu uma pesquisa com alunos do Reino Unido, que mostrou, principalmente, o crescente interesse dos alunos no assunto e a facilidade e engajamento dos alunos com a programação.
Os resultados, em números, são muito significativos:
– 90% dos estudantes afirmaram que a ferramenta mostrou que qualquer um pode programar;
– 86% disseram que a ciência da computação ficou mais interessante;
– 88% concordaram que a codificação não é tão difícil quanto achavam;
– 45% disseram que seguiriam carreiras em profissões relacionadas à Ciência da Computação;
– 45% de aumento do número de meninas que disseram que escolheriam a computação como carreira.
Tendo como objetivo avaliar o impacto e a importância da programação para o desenvolvimento de habilidades da Educação 4.0 no Brasil, chegou à vez das nossas escolas embarcarem nesta pesquisa. Para participar do programa, as escolas interessadas precisaram se candidatar a uma vaga, inscrevendo uma turma de 5º ou 6º ano, de até 40 alunos. Seus perfis foram analisados pela equipe especialista do comitê Inventura e do BBC micro:bit, considerando, principalmente, a capacidade de viabilização das etapas do projeto e o interesse pela inovação da escola.
Uma vez selecionadas, as escolas receberam os materiais e a agenda para a etapa da formação remota. Os materiais foram disponibilizados para uso com subsidio do Inventura e do BBC: micro:bit, sem custos. O projeto será acompanhado do início ao fim pelos especialistas responsáveis e, quando encerrado, as escolas receberão um relatório personalizado e também o report geral da pesquisa.
Pensar em inovação é pensar que podemos – e devemos – capacitar nossos jovens a estarem sempre preparados para o futuro. Eles devem ser plenamente capazes de responder às necessidades do mercado profissional que enfrentarão, e, pensando que, grande parte das profissões que eles irão exercer, ainda não foram nem criadas, faz todo o sentido esse aprimoramento de habilidades e conhecimentos.
Capacitar nossas crianças para o futuro é nossa obrigação, e, por esse motivo, o projeto Inventura Experience é indubitavelmente um grande passo rumo ao sucesso de nossas crianças que foi iniciado na escola “Ida Inocenti Luizetto”, no jardim Santa Mônica, na manhã desta segunda-feira, dia 6.